Geral

Universidade abre inscrições para vestibular com três novos cursos

Este ano, além dos 42 cursos de graduação (preseiciais e a distância) já oferecidos, a  UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) trás 4 novos cursos para o vestibular 2012. Arquitetura e Urbanismo, e os tecnológicos Comércio Exterior, Gestão de Cooperativas e Secretariado passam a ser oferecidos. As inscrições já estão abertas e seguem até 25 de novembro. […]

Arquivo Publicado em 12/11/2011, às 18h47

None

Este ano, além dos 42 cursos de graduação (preseiciais e a distância) já oferecidos, a  UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) trás 4 novos cursos para o vestibular 2012.


Arquitetura e Urbanismo, e os tecnológicos Comércio Exterior, Gestão de Cooperativas e Secretariado passam a ser oferecidos.


As inscrições já estão abertas e seguem até 25 de novembro. As provas para os cursos presenciais acontecem no dia 4 de dezembro, no período da tarde, no campus da Católica.


No total, serão ofertadas 3.030 vagas nos cursos presenciais e 2.800 oportunidades nos cursos virtuais, conforme edital que pode ser acessado no site www.ucdb.br.


De acordo com a Pró-Reitora de Ensino e Desenvolvimento, professora Conceição Aparecida Butera, um diferencial do curso de Arquitetura da UCDB será o período em que será oferecido.
“Queremos suprir uma necessidade de mercado, que não oferece muitas vagas para este curso no período noturno. Além disso, é uma tendência e temos que acompanhar este crescimento das engenharias aumentando seu campo de atuação”, destacou. Desde o vestibular de verão do ano passado, a Católica passou a oferecer o curso de Engenharia Civil, que foi um dos mais concorridos da universidade pelos estudantes. “Temos uma excelente estrutura para os cursos de Engenharia Civil e Design que serão utilizados pelo de Arquitetura”, complementou a Pró-Reitora.
Para a presidente do IAB/MS (Instituto dos Arquitetos do Brasil, departamento de Mato Grosso do Sul), Milena Adri, o momento está muito bom para a área da construção civil. “Há muitos projetos, obras, crescimento das cidades e dos espaços urbanos. Há cada vez mais procura por profissionais especializados o que estimula a qualidade e, consequentemente, a abertura de novos cursos”.


Outros cursos
Sobre os cursos tecnológicos, professora Conceição Butera afirma: “Dois dos novos cursos tecnológicos eram parte da Administração nos últimos anos, mas por força de lei tivemos de mudar. Mas sentimos que falta um complemento para a Administração e os cursos de Comércio Exterior e Cooperativas Rurais retornam como tecnológicos e indicados pelo Ministério da Educação no catálogo nacional; serão oferecidos na área virtual (EAD)”.


Outro curso que deve ter bastante procura devido ao crescimento do mercado é o Secretariado. “Esta é uma área que necessita de mais profissionais preparados”.


Os vestibulandos também terão novidades na hora de escolher o curso. Dois deles aparecem com novas nomenclaturas, buscando atender o mercado e as diretrizes do Ministério da Educação. São eles: curso de Rádio, TV e Internet (antigo Rádio e TV) — com uma nova grade, nova proposta e totalmente reformulado para acompanhar esta nova tendência tecnológica, principalmente no que diz respeito à internet — e Engenharia de Automação e Controle (antiga Engenharia Mecatrônica), nomenclatura citada pela Referência Nacional dos Cursos de Graduação.


Informações
Do total de vagas oferecidas no vestibular, 30% são reservadas para alunos que optarem pela utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 30% para aqueles que quiserem usar o resultado do Desafio UCDB 2011.


A prova dos cursos presenciais será realizada no campus da Católica, com conteúdo do ensino médio. Já os cursos a distância terão o processo seletivo iniciado em 25 de outubro, com análise das informações prestadas pelos vestibulandos.


Jornal Midiamax