Pular para o conteúdo
Geral

Tubarão de 500 kg pula dentro de barco na África do Sul

Um tubarão branco de 500 kg e três metros de comprimento conseguiu pular dentro de um barco de pesquisa na África do Sul, na última segunda-feira (18). O fato ocorreu enquanto pesquisadores da vida marinha trabalhavam na cidade costeira de Mossel Bay, no sudeste do país, em um projeto que visa identificar tubarões brancos e […]
Arquivo -

Um tubarão branco de 500 kg e três metros de comprimento conseguiu pular dentro de um barco de pesquisa na África do Sul, na última segunda-feira (18).

O fato ocorreu enquanto pesquisadores da vida marinha trabalhavam na cidade costeira de Mossel Bay, no sudeste do país, em um projeto que visa identificar tubarões brancos e analisar as populações da espécie na África do Sul.

A especialista de campo Dorien Schroder e outros seis tripulantes atiravam sardinhas ao mar para atrair tubarões e, desta forma, fazer fotos de suas barbatanas dorsais para identificar cada um deles e estimar quantos tubarões vivem na baía da região. Dorien diz que, quando os pesquisadores fazem isso, um certo número de tubarões fica em volta do barco.

Ela faz pesquisas para a organização Oceans Research, como parte do Projeto Grande Tubarão Branco.

– Foi quando ouvi um barulho e, quando me virei, um grande tubarão branco estava no ar, logo acima de uma das minhas estagiárias.

Dorien conta que, “por sorte, a estagiária deu um passo em minha direção”, e, devido a isso, o tubarão não caiu em cima dela.

– Mais tarde, ela me disse que pensou que eu saberia o que fazer, e por isso foi na minha direção.

Ajuda

A pesquisadora agarrou a estagiária pela camiseta e a levou até outra parte do barco.

O tubarão, por sua vez, caiu e inicialmente ficou com metade do corpo dentro do barco. Mas, segundo a pesquisadora, “devido ao fato de os tubarões apenas de moverem para frente, ele entrou totalmente no barco”.

–  E, claro, ele estava em pânico, não pensou que cairia no barco, [o tubarão] pensou que cairia na água. Então ele ficou se debatendo. Todos os estagiários foram para outra parte do barco e nós esperamos o tubarão se acalmar para fazermos alguma coisa.

No entanto, devido ao peso do tubarão, Dorien e os estagiários tiveram de pedir ajuda para tirá-lo do barco. Pelo rádio, a pesquisadora chamou outros dois cientistas da Oceans Research que estavam em terra, e um dos diretores da organização, Ryan Johnson, foi para o local.

– Nós recebemos um pedido de socorro pelo rádio, da Dorien, fomos até lá e, em quatro pessoas, esperávamos tirar o tubarão [do barco]. Mas, quando chegamos lá e vimos a situação, percebemos que não ia ser assim: ele tinha três metros e 500 kg e queria morder. Depois de algumas tentativas de jogar ele de volta ao mar, entramos em contato com as autoridades portuárias e pedimos ajuda [para tirar o tubarão do barco].

O cientista afirma que deve ter sido uma “experiência incrivelmente estressante para o tubarão” e diz que os cientistas tentaram jogar água no tubarão durante todo o tempo.

Segundo Johnson, depois de conseguir mais ajuda junto a um barco de pesca, o tubarão foi retirado do barco pela cauda, pendurado em cordas.

Desorientado

O diretor da Ocean Research diz que o tubarão estava desorientado e estressado devido à experiência dentro do barco.

– Devido ao estresse que ele passou, ele nadou pela baía, que era um lugar estranho para ele, e em direção à praia.
Os cientistas foram então para a água, a fim de tentar ajudar o tubarão a sair da praia. Depois de algumas tentativas sem sucesso, eles decidiram amarrar o animal em um dos barcos e levá-lo ao mar, onde ele foi solto.

A pesquisadora disse à BBC que, depois do encontro com o grande tubarão, o barco já está de volta à água.

– Algumas coisas se quebraram, a fibra de vidro se rompeu quando o tubarão caiu lá, mas consertamos no mesmo dia e ele [o barco] já voltou para a água.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
(Foto: Ilustrativa)

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país

MS em Ação: comunidades indígenas de Porto Murtinho recebem atendimento jurídico e social neste sábado

Criança de 2 anos morre após ser atacada por pitbull da família no interior de SP

Homem morre após ser puxado por uma máquina de ressonância magnética nos EUA

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

‘Amigo de todos’: morte de motociclista causa comoção em Nova Alvorada do Sul

Últimas Notícias

Brasil

Delegado atacado por Eduardo Bolsonaro presta depoimento sobre golpe ao STF

Delegado da PF foi como testemunha do ex-assessor da Presidência, Filipe Martins

Transparência

Petrallás faz acordo para pagar R$ 128 mil e evitar bloqueio de convênio milionário da FFMS

Presidente do futebol de MS reconheceu responsabilidade sobre falta de prestação de contas quando comandou Liga Profissional de Futebol do Estado

MidiaMAIS

Arapuca Literária do Sesc MS terá programação gratuita voltada à literatura em Campo Grande

Semana Sesc de Literatura une leitura, teatro e poesia em Campo Grande

Polícia

Polícia encontra celular com preso suspeito de intermediar veículo usado em tiroteio na fronteira

Cela do detento foi alvo de operação no último fim de semana para investigações sobre tiroteio que terminou com dois mortos