O Togo está novamente em choque. Menos de dois anos depois de o ônibus da seleção nacional sofrer um atentado durante a Copa Africana de Nações que vitimou três integrantes da delegação, uma tragédia matou oito jogadores do Étoile Filante, clube heptacampeão do país, neste sábado: o ônibus que transportava o time perdeu uma das rodas e caiu em um barranco, carbonizando os atletas na manhã deste sábado, em Glei. Outras 13 pessoas ainda ficaram gravemente feridas e foram encaminhadas para hospitais da capital Lomé e de Atakpamé.

O Campeonato Togolês ficou paralisado por duas semanas por conta de problemas financeiros que fizeram os times entrarem em greve. A situação foi resolvida no início da semana. Nesta viagem, que tinha a cidade de Sodoké como destino para a disputa da quinta rodada, o ônibus capotou várias vezes e pegou fogo.

O Filante foi campeão nos anos de 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968 e 1992 e é um dos times mais tradicionais do país, que tentava se recuperar do trauma vivido por conta do atentado de um grupo separatista angolano, em janeiro de 2010. Na ocasião, três pessoas foram mortas, entre elas um assessor de imprensa e um auxiliar técnico da seleção.