Na tarde de quarta-feira (04), por volta das 15h, Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas foram acionados, para dar encaminhamento a 1.005 canários peruanos, que foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal, em .

Jonas de Andrade, de 43 anos, residente em Pedra Branca (CE), transportava os animais em um Fiat Palio, placas JGZ-2362, de Brasília. Ele informou aos policiais que pegou os animais em frente ao camelódramo, em Campo Grande, e os levaria para Brasília.

O acusado ainda disse que não conhece a pessoa que vendeu os animais. Com ele estavam mais três pessoas, porém, ele assumiu toda a responsabilidade pelo tráfico, inclusive, afirmou ter pago R$ 10.000,00 pelos animais.

Os pássaros serão encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) de Campo Grande. Jonas foi autuado administrativamente e multado em R$ 502.500. Ele ainda responderá por crime ambiental e poderá, se condenado, pegar pena de 06 meses a um ano de detenção.

A PMA tem dados que indicam que estes canários saem do Peru e Bolívia e são levados principalmente para Brasília e a região Nordeste, onde são utilizados em rinhas.

Esta é a terceira grande apreensão de canários nos últimos oito meses. Em fevereiro também foram apreendidos 1005 e em setembro do ano passado 1236. A Polícia Civil de Água Clara cuidará da investigação para localizar os demais envolvidos no tráfico. (Com informações da PMA)