O primeiro Gre-Nal disputado fora do Rio Grande do Sul é do Grêmio. Com time reserva, o Tricolor venceu o Inter B por 2 a 1, na tarde deste domingo, de virada. A partida foi disputada no Estádio Atílio Paiva, em Rivera (Uruguai), pela quinta rodada do Campeonato Gaúcho.

Guto marcou para o Inter B no primeiro tempo. Mas Bruno Collaço e Lins, ambos na etapa final, concretizaram a vitória do Grêmio no Gre-Nal 384.

Com o resultado, o Grêmio segue invicto e sobe para onze pontos, na vice-liderança do Grupo 2 da Taça Piratini – como é chamado o primeiro turno do Estadual. O Inter B sofre a segunda derrota e se mantém na liderança provisória da chave 1, com nove.

Novidades nos dois lados
Nem Grêmio, nem Inter mantiveram as formações originais utilizadas no Gauchão. Ao invés do 4-4-2 com meio-campo em losango dos titulares, os tricolores alteraram o desenho tático para o 4-2-3-1. A variação foi treinada na sexta-feira à tarde por Renato Gaúcho, que ficou em Porto Alegre e se viu representado no banco de reservas pelo seu auxiliar, o ex-jogador Roger.

No Inter, Enderson Moreira manteve o mesmo 4-2-3-1, mas com característica diferente. Ele trocou o meia-atacante Thiago Humberto pelo volante Natan, adiantando o também volante Augusto para a segunda linha do meio-campo.

Adotar sistema semelhante ao do adversário fez bem para o time reserva do Grêmio, que se comportou melhor no início do primeiro tempo. Diego Clementino quase marcou, bloqueado pelo goleiro Muriel dentro da pequena área. Mas sobravam na partida erros de passes e jogadas equivocadas.

O predomínio relativo gremista, entretanto, se desfez aos 38 minutos. De cabeça, Guto concluiu escanteio cobrado por Marquinhos. Na área, em velocidade ele passou pelo zagueiro Vilson e fulminou Marcelo Grohe: 1 a 0. Daí em diante, o Inter controlou o rival, e criou oportunidades para ampliar.

Mudança tática decisiva

Do intervalo, o Grêmio voltou diferente. Vilson, gripado, deu lugar ao volante Willian Magrão, passando Mário Fernandes para a zaga, e Maylson para a lateral. O efeito dominó de reposicionamentos também significou o retorno tricolor ao 4-4-2 em losango.

Estrategicamente o Inter recuou para buscar os contra-ataques. O Grêmio avançou, conquistou terreno no campo colorado, e pressionou. Aos 10 Muriel salvou em conclusão de Wesley, e sem goleiro Diego Clementino acertou o travessão.

Três minutos depois a iniciativa tricolor deu resultado. Enquanto Muriel cuidava a preparação de Mithyuê, Bruno Collaço surpreendeu o goleiro do Inter cobrando falta no canto direito: 1 a 1.
 Provocando efeito parecido com o ocorrido no primeiro tempo, quando o gol encheu de ímpeto os colorados.

Pressão irresistível

A partir do empate o Grêmio enfileirou chances perdidas. Adilson, Mithyuê e Willian Magrão desperdiçaram conclusões consecutivas. Mas o Inter não se desligou do jogo. Aos 23 Ricardo Goulart recebeu livre, e estarreceu os colorados ao chutar para fora o gol iminente.

Pouco antes, Roger em Rivera, e Renato Gaúcho de Porto Alegre, haviam planejado uma troca corajosa. O atacante Lins substituiu o meia Mithyuê. Com 27, a decisão fez todo sentido. Após uma falha do volante Natan, aquele escolhido por Enderson Moreira para modificar o Inter B costumeiro, Lins virou o jogo.

Houve tempo ainda para uma sucessão de ataques e contra-ataques, com o Inter B insistindo pelo empate, e o Grêmio obstinado em ampliar. Mas os goleiros Marcelo Grohe e Muriel evitaram com grandes defesas que o placar fosse alterado.

Próximos jogos

Pela pré-Libertadores, o Grêmio recebe o Liverpool-URU às 22h de quarta-feira, no Estádio Olímpico. No jogo de ida, no Uruguai, houve empate em 2 a 2. A partida vale vaga no Grupo 2 da competição.

Um dia depois o Inter, com os titulares, enfrenta o Juventude no Estádio Beira-Rio, pelo Gauchão – às 19h30m. O Grêmio joga novamente no Estadual contra o Caxias, às 17h de sábado, novamente em Porto Alegre.