Conselheiros do TCE (Tribunal de Contas do Estado) estão em Dourados desde a manhã desta quinta-feira (24) para uma visita técnica e, ao mesmo tempo hipotecar apoio e garantir suporte ao prefeito Murilo Zauith na busca pelo resgate da imagem do município. O conselheiro Waldir Neves trouxe três técnicos especializados na área administrativa e os colocou à disposição da prefeitura para orientar a nova equipe.

Waldir Neves informou ainda que trouxe uma série de documentos que não foram aprovados pelo Tribunal, relativos a administrações anteriores, por diversas falhas, até mesmo de elaboração. O conselheiro, sem dar detalhes, explicou que são falhas, principalmente em contratos, que poderiam ter sido evitadas se os responsáveis pela elaboração tivessem recebido orientações. Waldir Neves disse que a função do TCE também é de realizar esse trabalho de prevenção, evitando problemas futuros.

De acordo com o conselheiro, o Tribunal de Contas, através da equipe que fica até esta sexta-feira em Dourados, vai orientar também sobre como solucionar as falhas apontadas nos processos entregues ao prefeito.

Ele justificou ainda a suspensão de algumas licitações, alegando que foram atitudes de bom senso, entendendo que a cidade estava com administrações interinas e com atuações limitadas. “Preferimos agir com justiça, aguardando a eleição e posse do prefeito definitivo”, ressaltou.

Para Neves, o importante é que essas falhas sejam corrigidas e que, a partir de agora, os procedimentos sejam corretos. “Nós estamos aqui para isso e vamos fazer em qualquer outro município que enfrentar problemas dessa natureza”, garantiu o conselheiro, completando que, “é o momento de cada setor dar sua parcela de colaboração pelo bem e pela estabilização do município, depois de toda a crise enfrentada; é o momento de resgatar a imagem de Dourados”.

O prefeito Murilo Zauith agradeceu a presença dos integrantes do TCE e destacou a importância desse apoio num momento como esse, em que a cidade vive uma transformação administrativa e política.

Ele comentou que já determinou a todas as secretarias que façam um levantamento geral do patrimônio do município, para saber o que a prefeitura tem e o que não tem. Ele entende que são bens públicos e que o povo tem o direito de saber quais são e onde estão.