Pular para o conteúdo
Geral

Taxa de desemprego fecha 2010 em baixa recorde

A taxa de desemprego no Brasil em 2010 atingiu a baixa recorde de 6,7%, a menor da série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), segundo dados divulgados nesta quinta-feira (27). Já a taxa referente a dezembro também foi recorde para medições mensais, ficando em 5,3%. A PME (Pesquisa Mensal de Emprego), do […]
Arquivo -

A taxa de desemprego no Brasil em 2010 atingiu a baixa recorde de 6,7%, a menor da série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), segundo dados divulgados nesta quinta-feira (27). Já a taxa referente a dezembro também foi recorde para medições mensais, ficando em 5,3%.

A PME (Pesquisa Mensal de Emprego), do IBGE, começou em março de 2002.

No ano passado, os desocupados somaram, em média, 1,6 milhão de pessoas – número 15% menor que em 2009 e 39% menor que em 2003.

O total de trabalhadores com carteira assinada no setor privado em dezembro ficou em 10,5 milhões – resultado estável em relação a novembro, mas 8,1% maior que o de dezembro de 2009. Esses resultados levaram, na média de 2010, a um recorde na proporção de trabalhadores com carteira (10,2 milhões de pessoas) em relação ao total de ocupados: 46,3% (contra 44,7% em 2009 e 39,7% em 2003).

O contingente de desocupados em dezembro (1,3 milhão de pessoas) teve quedas tanto em relação a novembro (de 8%) quanto a dezembro de 2009 (de 21,4%).

Já a população ocupada no mesmo mês (22,5 milhões de pessoas) não variou na comparação mensal e cresceu 2,9% no confronto com dezembro de 2009. Na média de 2010, os ocupados somaram 22 milhões de pessoas – contingente 3,5% maior que o de 2009 e 18,9% superior a 2003.

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores em dezembro de 2010 (R$ 1.515,10) ficou 0,7% abaixo do de novembro, mas cresceu 5,9% em relação a dezembro de 2009. Em 2010, o rendimento médio foi o maior desde 2003, R$ 1.490,61 – um ganho de 3,8% em relação a 2009 e de 19% em relação a 2003.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Últimas Notícias

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional

Polícia

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

O homem de 43 anos foi atingido por vários disparos de pistola

Conteúdo de Marca

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

O mercado de criptomoedas viveu uma manhã elétrica em 10 de julho de 2025. Enquanto o presidente Donald Trump divulgava cartas com uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, o Bitcoin (BTC) cravava um novo topo em 112 mil de dólares e levava a capitalização do setor a 3,46 trilhão de dólares, alta diária de … Continued

Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

O Serviço Nacional de Meteorologia pediu para que os moradores evacuarem