Pular para o conteúdo
Geral

SUS vacina 13,9 mi de crianças contra pólio e supera meta

O Sistema Único de Saúde (SUS) vacinou até a manhã desta quinta-feira 13.894.650 crianças contra a pólio. Esse total representa 98,21% do público alvo, o que supera a meta do Ministério da Saúde de proteger 95% de todas as crianças de 0 a menores de 5 anos conta a doença. “As campanhas de vacinação são […]
Arquivo -

O Sistema Único de Saúde (SUS) vacinou até a manhã desta quinta-feira 13.894.650 crianças contra a pólio. Esse total representa 98,21% do público alvo, o que supera a meta do Ministério da Saúde de proteger 95% de todas as crianças de 0 a menores de 5 anos conta a doença.

“As campanhas de vacinação são uma conquista da saúde pública e da sociedade brasileira. Essa grande adesão permite que o Brasil continue livre da pólio”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele disse que, neste ano, o governo federal incluiu no Programa Nacional de Imunização crianças de 6 meses a menores de 2 anos, além de gestantes na campanha contra gripe.

Em 13 de agosto, acontece em todo o País a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças de 0 a menores de 5 anos precisam receber o reforço de duas gotas.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia, principalmente nos membros inferiores. O último caso da doença no País foi registrado em 1989, na Paraíba. Os sintomas iniciais são cansaço, febre, dor de cabeça, vômitos e dores musculares

Sarampo

Além da pólio, oito Estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, e ) iniciaram a campanha contra o sarampo no dia 18 de junho. A mobilização termina em 22 de julho. Até a manhã desta quinta-feira, 8.251.893 crianças receberam a vacina, o que corresponde a 80,48% da meta. O objetivo é manter o Brasil sem a transmissão interna do vírus.

A Europa vive um surto da doença. Segundo a OMS, desde janeiro foram registrados mais de 6,5 mil casos – sendo 5 mil deles na França. Com as férias de julho, aumenta tanto o fluxo de estrangeiros no Brasil quanto a ida de brasileiros para o exterior. Segundo o Ministério da Saúde, a campanha começou nesses oito Estados em razão do maior fluxo turístico, densidade populacional e baixa cobertura da vacina tríplice viral.

Na primeira etapa, a meta é vacinar 95% de 10.253.073 crianças de 1 ano a menores de 7 anos, mesmo as que já tenham sido imunizadas anteriormente. Nas demais Unidades da Federação, as crianças de 1 ano a menores e 7 anos vão receber a vacina contra sarampo de 13 de agosto a 16 de setembro.

O sarampo é uma doença aguda e contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

Fumaça de incêndio no Noroeste chama a atenção e é vista a 18 km de distância

Fagulhas de fogo se espalham e incêndio chega em área que pertence ao Parque dos Poderes

Projeto ‘Nossa Energia’ leva serviços e entretenimento durante festival de cinema em Bonito

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

‘Brasil não tem que abaixar as calças’: deputado de MS defende aproximação com Europa e Ásia após tarifaço de Trump

Últimas Notícias

Política

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Ministro Alexandre de Moraes está proibido de entrar nos Estados Unidos

MidiaMAIS

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Pintura "Dois Amantes", de Yasmin Oliveira, segue em votação popular até o próximo domingo (3)

Política

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi proibido de entrar nos Estados Unidos

Cotidiano

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

Incidente ocorreu na tarde desta quarta-feira (30), na linha 76