Pular para o conteúdo
Geral

Sucessão deve abreviar troca de secretários de Nelsinho

O prefeito Nelson Trad Filho quer iniciar último ano de governo já com secretariado renovado, evitando morosidade na execução dos projetos.
Arquivo -

O prefeito Nelson Trad Filho quer iniciar último ano de governo já com secretariado renovado, evitando morosidade na execução dos projetos.

A exoneração da primeira dama da Capital, Maria Antonieta Amorim Trad, do cargo de Secretária Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania, acendeu a luz amarela nos diretórios dos partidos aliados que ocupam funções públicas no governo do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), ainda que a saída de Antonieta Trad e a nomeação da secretária-adjunta Nilva Santos, para a função, tenha se dado em função das programações a serem desenvolvidas na Cidade do Natal.

Conforme declarou sexta-feira (2), Nelson Trad Filho quer fora da administração todos os pré-candidatos às eleições de 2012 até 31 de dezembro, mesmo que a legislação exija a desocupação do cargo apenas em abril de 2012. Segundo o prefeito, na troca de cargos existe um período de adaptação mínimo de 90 dias, e avalia que a substituição em janeiro evita uma ruptura administrativa que possa prejudicar o andamento da máquina pública. “Eu não vou esperar pois acredito que aqueles que pretendam ser candidatos passam a ter um foco político e não técnico. Quero que o último ano de governo tenha um foco bastante produtivo”, disse o prefeito.

Posições diferentes entre os Partidos

O pré-candidato à prefeitura de , deputado federal Reynaldo Azambuja (PSDB), não foi localizado bem como a secretária Maria Cecília Amêndola e o presidente da Funesp, Carlos Alberto Assis, mas assessores nos informaram que não causará traumas a possível entrega de cargos, fato comum e previsto em legislação, apenas antecipado por questões administrativas. O PSDB se apresenta para estas eleições como uma excelente opção de escolha eleitoral, com um candidato experiente e preparado, o que não significa uma ruptura com o atual governo.

A Presidente da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), Luiza Ribeiro Gonçalves (PPS) enfatizou o respeito político ao prefeito Nelson Trad Filho, e a participação do PPS na construção do seu governo. A questão sucessória é uma oportunidade de proporcionar um debate político mais amplo, que não se caracteriza por uma inconteste oposição ao governo municipal.

“Não significa que não é um bom governo, apenas que existem questões a serem debatidas, coisas a serem feitas porque uma administração é dinâmica e novas questões se apresentam. Também é uma determinação nacional, que o PPS apresente candidatos próprios nas principais capitais, é uma estratégia partidária, uma proposta que engloba, inclusive, as eleições de 2014, colocar para a discussão popular pontos que consideramos de grande importância. Em relação aos cargos que ocupamos, eles pertencem ao Prefeito, que irá definir suas estratégias. Assim que forem solicitados pelo prefeito, serão entregues. O cago público não nos pertence, apenas o exercemos”, declarou Luiza Ribeiro.

Mais enfático foi o pré-candidato, presidente regional do Partido Progressista, deputado estadual Alcides Bernal, que não acredita nesta posição do prefeito, pelo fato de ele haver pedido, anteriormente, que os secretários assinassem suas desincompatibilizações, sem que isso revertesse em ação.

Em relação ao cargo ocupado pelo partido, foi claro ao dizer que “o Paulo Matos eu não considero um representante do PP, ele foi escolhido por um critério pessoal do Prefeito, não representa uma cota do partido. O PP se empenhou para eleger Nelson Trad Filho, e depois das eleições fomos alijados. Eu nunca recebi um convite para discutir políticas públicas. Ele não me chamou para qualquer reunião para que eu colocasse o projeto do partido. O PP sempre deu total apoio ao povo de Campo Grande, agilizando projetos e obras viárias, de fundos de vale, de moradias. Graças à direção nacional, na pessoa do Ministro das Cidades, Márcio Fortes, que, inclusive, esteve comigo aqui, assinando contratos que permitiram a construção de casas, liberação de verbas para obras de fundo de vale. O mínimo que se espera é que a escolha se dê por critérios técnicos, não políticos. Em relação ao cargo, o Nelsinho, pelo qual fizemos muito na eleição, escolheu o amigo e deu as costas ao Partido”, finalizou.

Desincompatibilização

A desincompatibilização é o ato pelo qual o candidato é obrigado a se afastar de certas funções, cargos ou empregos na administração pública, direta ou indireta em virtude da disputa eleitoral. Para o exercício do mandato, o pré-candidato precisa afastar-se da inelegibilidade e, também, da incompatibilidade. Do ponto de vista constitucional, a medida visa a proteger a probidade administrativa e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego público.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula promete taxar empresas americanas digitais

Deu certo! Após campanha de mãe, adolescente consegue fazer exame para iniciar tratamento

Com açúcar entre os produtos mais exportados por MS, tarifaço de Trump preocupa setor

psdb geraldo deputado

‘Conciliação e diálogo’, defende Geraldo Resende sobre STF restaurar aumento do IOF

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Com 237 casos de hepatite no 1º semestre de 2025, Sesau reforça a importância de manter a vacina em dia 

Últimas Notícias

Brasil

Lula se reúne com estudantes vítimas de acidente na BR-153

Estudantes estava a caminho do congresso quando aconteceu o acidente

Política

Senadora Soraya Thronicke defende ajuda financeira para setores prejudicados por ‘tarifaço’ dos EUA

Senadora Soraya Thronicke (Pode-MS) encaminhou ofícios pedidos ao Governo Federal

Esportes

Recordista mundial da maratona é flagrada em exame antidoping

Foi encontrada um diurético capaz de mascarar outras substâncias que poderiam beneficiar a atleta

MidiaMAIS

De 5ª cidade que mais trai para fora do ranking: campo-grandenses estão mais fiéis

Plataforma líder em casos extraconjugais listou 15 cidades brasileiras onde mais traem