Sindjor-MS envia nota de repúdio à censura e em favor do bom jornalismo

A diretoria executiva e a comissão de ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindjor-MS) emitiu nota de repúdio aos atos que atentem contra a censura e a liberdade de imprensa garantida na Constituição Federal. A entidade representativa dos profissionais de imprensa no Estado manifestou-se após o governador André Puccinelli garantir que iria “mandar desbloquear” o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A diretoria executiva e a comissão de ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindjor-MS) emitiu nota de repúdio aos atos que atentem contra a censura e a liberdade de imprensa garantida na Constituição Federal. A entidade representativa dos profissionais de imprensa no Estado manifestou-se após o governador André Puccinelli garantir que iria “mandar desbloquear” o acesso dos servidores estaduais ao jornal eletrônico Midiamax.

Confira a seguir trechos da nota de repúdio:

A manifestação e a livre circulação de opiniões, de ideias e de pensamentos é um conceito basilar nas democracias modernas e o SindJor-MS condena todo e qualquer tipo de censura, seja ela velada ou explícita, do conteúdo jornalístico divulgado pelos meios de comunicação, entendendo que ações dessa natureza são contrárias aos pilares fundamentais de uma sociedade moderna e evoluída.

Ainda, o SindJor-MS acredita que o bom jornalismo deve se pautar pela apuração precisa, pela verdade no relato, pela divulgação correta, ouvindo, sempre, os envolvidos nos fatos, especialmente aqueles que são objeto de acusações.

Assim, o Sindicato também condena qualquer ato, seja ele praticado por profissionais ou por empresários de comunicação, que desrespeite essa premissa. Acreditamos que os veículos de comunicação devam servir ao interesse público.

É inadmissível que jornais, sites, revistas, emissoras de televisão ou de radiodifusão sirvam como instrumentos de interesses outros, sejam esses de natureza político-partidária ou de natureza financeira.

Conteúdos relacionados