O Simted/Dourados (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), marcará uma reunião com o prefeito Murilo Zauith, para tratar da questão dos professores aposentados que estão sem receber o reajuste de 8% retroativos ao mês de abril.
De acordo com o presidente do sindicato, José Carlos Brumatti, uma agenda já foi solicitada com o mandatário para discutir sobre o assunto. “Já solicitei uma agenda e ela deverá ser marcada nos próximos dias, para resolvermos esta situação”, afirmou.
O aumento foi discutido em abril e após várias reuniões, foi implantado em agosto, com data retroativa à época, mas os educadores aposentados não estão recebendo os valores corrigidos por parte da prefeitura.
Outra situação que está pendente junto a administração municipal é sobre a nomeação de educadores aprovados em concurso para a Coordenação Pedagógica. No início de novembro, o prefeito pediu um prazo até o dia 30 de novembro para responder sobre a reivindicação do profissionais.
Passado o período sem qualquer pronunciamento oficial, a diretoria do Simted vem cobrando uma definição quanto a data da nomeação dos aprovados.
Além dos dois casos acima há, também, a situação da implantação do aumento da hora-atividade (planejamento) para os professores, que está determinado na Lei Federal n° 11.738 que trata do piso salarial nacional para professores que deveria ter sido implantada em 2008, mas como alguns governadores entraram com uma A.D.I. contra a lei, ela ficou suspensa.
No entanto, em 2011 o Supremo julgou a lei constitucional, com o acordo sendo publicado no mês de agosto.
O prefeito Murilo Zauith disse que definiria a situação da administração sobre o assunto, para que o benefício constitucional seja estendido aos professores de Dourados já em 2012. Como até o momento não houve um retorno, o Simted já providenciou uma ação judicial a fim de fazer com que a prefeitura cumpra esse dispositivo legal.