Pular para o conteúdo
Geral

Simpósio analisa pesquisa sobre o Sistema Judicial

Os problemas do Sistema Judicial será tema discussão de um Simpósio organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul. O evento acontece nesta quinta-feira (8), a partir das 9h, no auditório da OAB/MS em Campo Grande. A discussão é resultado de um Referendo feito no dia 19 de outubro onde a categoria […]
Arquivo -

Os problemas do Sistema Judicial será tema discussão de um Simpósio organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul. O evento acontece nesta quinta-feira (8), a partir das 9h, no auditório da OAB/MS em .
 
A discussão é resultado de um Referendo feito no dia 19 de outubro onde a categoria confirmou as dificuldades no exercício do Direito e apresentou alternativas necessárias para melhorar o funcionamento do Judiciário.

Profissionais de todas as regiões do Estado vão participar do Simpósio. Na ocasião será lançada uma publicação contendo todos os dados coletados.

A secretária geral da OAB/MS, Rachel de Paula Magrini Sanches, informa que o resultado do Referendo será discutido logo pela manhã, após a solenidade de abertura, com presença de autoridades e membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Federal da OAB Nacional. 

No período da tarde, das 14h às 17h 30, conforme a programação, estão previstos dois painéis, também atendendo às reivindicações da classe. “O primeiro painel é Morosidade e o Desenvolvimento do novo CPC (Código de Processo Civil) e o segundo é Inclusão Digital e o Processo Eletrônico: Desafios e Realidade”

Segundo o presidente da entidade, Leonardo Duarte, esta ação é um grande desafio da OAB/MS, dirigentes de Subseções, representantes da CAAMS, ESA/MS e TED, conselheiros estaduais, federais, e Diretoria da Seccional, para agilizar a prestação jurisdiscional.

No ano passado, durante 120 dias, representantes da instituição visitaram advogados de todo Estado e fizeram apuração da maioria das reclamações da classe. Estas observações, segundo ele, foram compiladas em relatórios. Este documento transformou-se em classificação de problemas e soluções com mais de 50 itens para a categoria referendar o que, nele, constava como deficiências na atuação do advogado.

No questionário, segundo ele, também, havia espaço para respostas discursivas. Todo este material também foi novamente compilado e será apresentado no simpósio.     

A participação dos advogados regularmente inscritos na Ordem, segundo a diretoria da instituição, foi maciça na maioria das 31 Seccionais do interior de Mato Grosso do Sul. Os advogados, conforme os organizadores, atenderam ao chamado da instituição.

“Estamos otimistas com o apoio dos advogados ao Referendo nas 31 Subseções do interior. A participação superou os 90 por cento em municípios como Miranda e Jardim. Mais da metade dos advogados compareceu e opinou como Corumbá, Bela Vista, Paranaíba, Amambai e ”, destacou o presidente da OAB/MS, Leonardo Duarte. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jiboia sai para ‘passear’ e surpreende moradores do Zé Pereira 

Comerciante é detido por ‘gato’ de energia durante operação em Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Entidade de magistrados do RS abre processo de expulsão de juíza demitida por fraudar métricas

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Lula se reúne com estudantes vítimas de acidente na BR-153

Últimas Notícias

Esportes

Vinícius Júnior ganha estátua de cera e se impressiona com semelhança

Estátua de cera deve ficar por exposta no shopping de São Gonçalo, cidade natal do atleta

Transparência

MPMS quer livrar maus condutores de ação penal e oferecer CNH a quem comete crime no trânsito

Projeto diz que objetivo é desafogar judiciário: "de réu a condutor legal", diz o órgão

Trânsito

Idoso sofre traumatismo craniano após ser atropelado por motocicleta em Corumbá

O idoso e o motociclista foram encaminhados ao hospital da cidade

Transparência

Juiz tenta acelerar julgamento de prefeito que contratou irmão sem licitação após processo ficar ‘estacionado’

Ex-prefeito de Rio Brilhante foi denunciado por usar a empresa do irmão para negociar com a prefeitura sem licitação