Órgão fez auditorias no CetecSenai Rio Verde e manteve aprovação dos processos de avaliação de qualidade dos blocos e telhas cerâmicas

O LabSenai Cerâmica, localizado no CetecSenai Rio Verde, foi aprovado nas auditorias realizadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) nos processos de manutenção do escopo de blocos cerâmicos e de escopo de telhas cerâmicas. As auditorias promovidas visam à melhoria no atendimento das indústrias cerâmicas de Mato Grosso do Sul na realização de ensaios cerâmicos com qualidade, segurança e confiabilidade.
 
Segundo o gerente do CetecSenai Rio Verde, Valter Costa de Almeida, o LabSenai Cerâmica recebeu neste mês de novembro a equipe de auditores do Inmetro e, na oportunidade, foi confirmada a qualidade dos processos técnicos e de gestão exigidos como requisitos pela ABNT NBR ISSO/IEC 17025/2005. “Com essa confirmação, o nosso laboratório continua acreditado pelo Inmetro, que concedeu essa titularidade em 21 de novembro de 2008 para processo de manutenção do escopo de blocos cerâmicos”, informou.
 
Com objetivo de atender a demanda das indústrias de telhas cerâmicas do Estado, o LabSenai Cerâmica, atualmente qualificado pelo CCB (Centro Cerâmico do Brasil) no escopo de telhas, também passou pela auditoria do Inmetro, que confirmou a qualidade dos processos técnicos e de gestão e também acreditou o laboratório para o escopo de telhas cerâmicas. “As indústrias cerâmicas necessitam de atendimento ágil, confiável e de qualidade e é isso que o LabSenai Cerâmica, que funciona desde 21 de agosto de 1993 no CetecSenai Rio Verde, vem oferecendo às empresas de todo o Estado e também do Mato Grosso e Rondônia”, ressaltou Valter de Almeida.
 
O coordenador do LabSenai Cerâmica, Lucas Dias Gouveia, acrescentou que a auditoria técnica avalia a qualificação dos profissionais que atuam no Laboratório para que eles realizem os ensaios laboratoriais e possam emitir a logo do Inmetro nos relatórios. “Realizamos ensaios em diversos produtos cerâmicos e emitimos relatórios atestado a qualidade deles frente às normas técnicas do mercado”, disse.
 
Ele explica que a auditoria no sistema de gestão da qualidade avaliou o sistema quanto à implantação da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025/2005, que estabelece os requisitos gerais para a competência de Ensaios, regendo tudo o que o laboratório precisa fazer e ter implantado para emitir o selo do Inmentro. “Esse processo é muito importante para nós, pois oferece ainda mais credibilidade ao trabalho realizado no laboratório”, declarou.
 
O LabSenai Cerâmica conta com a estrutura física de três laboratórios – química, matéria-prima e produtos acabados – e uma equipe técnica de profissionais nas áreas de cerâmica e química, visando atender as demandas das Indústrias.