O Senai premiou, na noite de quinta-feira (20), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Mato Grosso do Sul 2011, os vencedores da etapa estadual da Mostra de Inovação Industrial e ainda promoveu um ciclo de palestras sobre o tema. No total, oito trabalhos foram avaliados em duas categorias, sendo que na de produto inovador o1º lugar foi para as alunas do CetecSenai Dourados, que desenvolveram o Colete Net Vest, enquanto a de processo inovador teve como campeão os alunos do CetecSenai Naviraí, responsáveis pelo desenvolvimento do Sistema de Proteção Integrado de Captação de Fagulhas e Partículas Volantes da Máquina Policorte.
 
No total, dois trabalhos concorreram na categoria processos e seis na de produtos, os dois primeiros projetos da primeira categoria e os três primeiros da segunda estão pré-classificados para representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional do Inova Senai, que será realizada no segundo semestre de 2012. Todos os classificados receberam certificado e os três primeiros colocados em cada categoria receberam um netbook (1º lugar), um HD externo (2º lugar) e uma máquina fotográfica (3º lugar), além de troféus.
 
Alto nível
Para o diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, o nível dos trabalhos apresentados durante a mostra foi surpreendente. “A qualidade dos trabalhos impressiona por serem de inovação e voltados para o setor industrial, podendo ser facilmente levado para a indústria e aplicável a ela. Além disso, a mostra representa um grande incentivo aos alunos e professores”, declarou. Ele ainda destacou a importância da realização da mostra na Semana de Tecnologia, pois mostra à sociedade que o Senai promove a inovação.
 
Já o gerente de educação e desenvolvimento do Senai, Jesner Escandolhero, destacou que os trabalhos tem bom grau de inovação e consideraram aspectos importantes. “Vimos que houve uma preocupação com a aquidade técnica e acabamento dos protótipos. Mesmo quando simples as idéias podem surpreender com funcionalidade e aplicabilidade”, pontuou. Os trabalhos também surpreenderam o gerente de inovação tecnológica do Senai Nacional, Marcelo Oliveira Gaspar de Carvalho. “Estou surpreso com o nível dos trabalhos não somente pelo aspecto inventivo, como por constatar a questão do viés da cultura de inovação”, disse.
 
Campeões
Os campeões na categoria processo inovador foram os alunos Edmilton Ribeiro de Souza, Roberto Xavier Pereira e Fabiano Francisco do Prado Silva, que levaram cinco meses para concluir o projeto. “Ótima experiência nunca tinha participado de uma feira assim, corremos contra o tempo e conseguimos concluir o trabalho”, disse Edmiton de Souza. Já na categoria produto inovador, as vencedoras foram da alunas Jacira Vasconcelos de Oliveira, Fernanda Francisca da Silva , Tatiane Forti e Daniely Sotolani. “Não estávamos acreditando na vitória. Foram vários meses de trabalho e é muito gratificante receber o prêmio. Estamos felizes”, declarou Fernanda Francisca da Silva.

Ainda na quinta-feira foi promovido o ciclo de palestras sobre inovação, com apresentações sobre o Sistema Senai de Gestão da Inovação, com Macelo Oliveira Gaspar de Carvalho, gerente de inovação tecnológica do Senai Nacional, o caso de sucesso da Ceramitelhas, com Natel Moraes, diretor-presidente do grupo, e a cooperação Senai e Indústria para a inovação, com Alisson Marcelo Laurindo, que também é representante da gerência de inovação do Senai do Paraná.