Pular para o conteúdo
Geral

Senado deve analisar apenas proposta sobre DRU aprovada na Câmara

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse há pouco que pedirá a retirada da pauta da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até dezembro de 2015, de sua autoria, em análise no plenário da Casa. Com isso, continuará em tramitação apenas a PEC […]
Arquivo -

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse há pouco que pedirá a retirada da pauta da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até dezembro de 2015, de sua autoria, em análise no plenário da Casa. Com isso, continuará em tramitação apenas a PEC com o mesmo teor aprovada semana passada, na Câmara.

A decisão, tomada na segunda-feira (28) durante reunião com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no Palácio do Planalto, visa a evitar questionamentos posteriores da oposição. Para acelerar a tramitação da DRU, Jucá havia apresentado uma PEC igual à que estava em tramitação na Câmara. A ideia era adiantar o processo no Senado para que, quando a proposta da Câmara chegasse à Casa, ela fosse apensada, ou seja, tramitasse de forma conjunta, diminuindo os prazos regimentais.

Segundo Jucá, como o regimento prevê cinco sessões de discussão antes da votação da PEC em cada turno, a intenção é votar a matéria nos dias 6 e 7, em primeiro turno, e 20 e 21, em segundo. O governo tem pressa para votar a DRU porque o mecanismo atual perde a validade em 31 de dezembro. O Senado terá de discutir e votar a proposta, em dois turnos, até o final do ano legislativo, que termina em 22 de dezembro.

A DRU permite ao governo usar livremente 20% dos recursos vinculados pela Constituição a setores específicos. A vigência atual acaba em dezembro de 2011. Caso a DRU seja prorrogada, a estimativa no Projeto de Lei do Orçamento de 2012 é que R$ 62,7 bilhões estejam livres para serem usados pelo Executivo. O mecanismo foi criado no governo do ex-presidente Itamar Franco, em 1994, e vem sendo prorrogado até hoje.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tempo

Temperaturas permanecem elevadas e com chance de chuva em MS nesta sexta-feira

Mulher é rendida por assaltante armado enquanto caminhava com a filha de 6 anos

Micro-ônibus com 18 alunos sai da pista e bate em barranco na MS-316

Deputado Arthur Lira começa a sentir o gosto do café frio na mesa de aliados

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

senado visita redação

[ BASTIDORES ] Redação abençoada e visita no Senado

Últimas Notícias

Famosos

Filho de Luciano Huck termina com Duda Guerra após polêmica, diz colunista

Filho de Luciano Huck, Benício Huck decidiu colocar um ponto final no relacionamento com Duda Guerra após as recentes polêmicas; entenda

Polícia

Foragido da Justiça é preso após jogar arma no quintal da vizinha

Revólver calibre 38 tinha quatro munições intactas

Transparência

Irmão de vereador ganha cargo de assessor chefe na prefeitura de Campo Grande

Guilherme foi doador na campanha de Leinha para vereança em 2024

Polícia

VÍDEO mostra perseguição da PRF contra traficante que carregava drogas em caminhonete em Campo Grande

Traficante correu em meio a um matagal