Pular para o conteúdo
Geral

Seminário em Campo Grande e Dourados vai discutir aborto e liberdade da mulher

Dourados e Campo Grande receberão na próxima semana um seminário de formação política a respeito de direitos reprodutivos e interrupção voluntária da gravidez, promovido pela Articulação de Mulheres Brasileiras no Mato Grosso do Sul. A AMB-MS é um movimento social que aglutina pesquisadoras e jovens feministas, por meio do Projeto “É proibido proibir: diálogos sobre […]
Arquivo -

e receberão na próxima semana um seminário de formação política a respeito de direitos reprodutivos e interrupção voluntária da gravidez, promovido pela Articulação de Mulheres Brasileiras no Mato Grosso do Sul.

A AMB-MS é um movimento social que aglutina pesquisadoras e jovens feministas, por meio do Projeto “É proibido proibir: diálogos sobre autonomia reprodutiva e liberdade”, financiado pelo Fundo Elas de Investimento Social (RJ), vai realizar um curso de formação política no campo dos direitos reprodutivos e interrupção voluntária da gravidez nos municípios de Campo Grande e Dourados.

O curso em Dourados acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto de 2011, em período matutino e vespertino (das 8h às 12h e das 14h às 17h), na unidade I da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), sala 403, situada na R. João Rosa Góes, n° 1761, Vila Progresso.

Já a formação em Campo Grande ocorre nos dias 01 e 02 de setembro de 2011, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, no Pontão de Cultura Guaicuru, localizado na Rua Treze de Maio, 727, Vila Santa Dorothéia.

O evento terá como objetivo apresentar a finalidade do grupo à sociedade e promover o acesso a informações atualizadas e argumentos técnicos, sociológicos, jurídicos, estatísticos e de saúde pública sobre a realidade do abortamento no Brasil e a importância da descriminalização do aborto, bem como da criação do serviço de abortamento como política pública ampla.

O público alvo será de mulheres representantes de associações, de ONGs (organizações não governamentais), de movimentos de mulheres, Fóruns, Redes, jovens feministas, lideranças e acadêmicas. As atividades serão conduzidas pela feminista Silvia Camurça, socióloga e educadora do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia no Recife, abrangendo também palestras de especialistas locais e professores universitários.

Em Dourados, além da feminista do SOS Corpo, haverá palestras com os docentes: Dra. Graciela Chamorro, Dra. Marisa de Fátima Lomba de Farias e Dr. Losandro Antonio Tedeshi, vinculados ao Programa de Pós-graduação em História, e da pesquisadora Dra. Simone Becker do curso de Direito, todos da UFGD.

Na capital o curso conta com a contribuição da socióloga Dra. Ana Maria Gomes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), da médica ginecologista e obstetra Dra. Maria Auxiliadora Budib, da Sogomat-Sul (Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Mato Grosso do Sul) e da advogada Dra. Carolina Muniz.

Para efetuar a matrícula no curso é preciso solicitar a ficha de inscrição no endereço eletrônico: [email protected]. As vagas são limitadas e serão emitidos certificados para quem participar de no mínimo 75% da carga horária. O curso têm apoio da Sogomat-Sul, da Articulação de Mulheres Brasileiras, da Subsecretaria da Mulher e Promoção da Cidadania, da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres do município de Dourados, da ABMCJ-MS (Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica), do Núcleo de Estudos de Gênero da UFMS e de diversos grupos de pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados, entre outras organizações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
deputado pollon pré-candidatura

‘Único caminho é soltar os presos políticos’: Pollon defende anistia para derrubar tarifaço dos EUA

Homem condenado a 34 anos de prisão por latrocínio tem pena reduzida pela Defensoria Pública de MS

Em tom de motivação, diretoria anuncia nova comissão técnica do Comercial

Incêndio atinge antigo aterro sanitário do Jardim Noroeste e fumaça é vista a quilômetros de distância

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Ginásio Guanandizão sedia etapa da Superliga C de vôlei a partir de domingo

Últimas Notícias

Brasil

Defesa de Moraes será feita pelo STF

Até o momento, apenas o ministro Flavio Dino se manifestou sobre o assunto

Economia

Real cai, mas tem melhor performance entre as principais divisas globais

Decreto de 50% assinado e sanções ao ministro do ST, Alexandre de Moraes, influenciaram na queda da moeda brasileira

Polícia

Faca usada por ‘coach’ para matar o pai idoso em Campo Grande entortou após golpes

Idoso foi assassinado há pouco mais de um mês no Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian; filho continua preso

Brasil

SC: Prefeito se disfarça de morador em situação de rua por quase 24 horas

Prefeito afirmou que ação era para testar políticas públicas do município