Semana da biblioteca começa hoje na Capital

Nesta segunda-feira (11), às 13 horas, a Prefeitura de Campo Grande realiza a abertura da primeira Semana das Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme), o evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As Oficinas serão realizadas na Escola Municipal José Rodrigues Benfica (Região Central), no período de 12 a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta segunda-feira (11), às 13 horas, a Prefeitura de Campo Grande realiza a abertura da primeira Semana das Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme), o evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As Oficinas serão realizadas na Escola Municipal José Rodrigues Benfica (Região Central), no período de 12 a 15/7/2011 e o curso será destinado à professores e assistentes que atuam nas bibliotecas escolares.

O objetivo do curso é capacitar e ampliar o conhecimento dos assistentes e professores de biblioteca, para que possam atuar no processo ensino aprendizagem, contribuindo para a formação de uma atitude positiva e prazerosa frente à leitura, e com isso promover sua democratização no ambiente escolar.

O curso terá como principal finalidade de avaliar a importância da biblioteca escolar uma vez que é preciso perceber que a leitura não tem um significado meramente individual, traduzido no prazer de ler, mas que se justifica na medida em que assume uma validade social. Assim sendo, a BE deve assumir seu lugar no espaço pedagógico, como um centro dinamizador da leitura e difusor do conhecimento produzido pela humanidade e com isso constituir – se na primeira oportunidade real de acesso ao patrimônio científico e cultural, para a maioria das crianças quando ingressam na escola.

Como setor essencial para a realização das atividades de leitura e pesquisas, as bibliotecas escolares da Rede Municipal de Ensino- REME vem procurando ao longo do tempo oferecer à comunidade escolar melhoria contínua na prestação de serviços de informação. Para que isso, na prática, possa ser alcançado, a Divisão de Tecnologia Educacional – DITEC por meio do Núcleo de Bibliotecas da REME propõe a implantação do projeto “Semana das Bibliotecas Escolares da – REME”. Portanto, a possibilidade de introdução de novas formas de acesso à leitura, justifica o encaminhamento deste projeto.

Segundo a chefe de Divisão Educacional da Semed Denise Arakaki Takemoto, A biblioteca escolar deve ser encarada como um espaço dinâmico e indispensável na formação do cidadão. “É a biblioteca escolar que abrirá, ainda no ensino básico, os caminhos para que os alunos desenvolvam a curiosidade e o senso critico que os levarão à cidadania plena. Nessa perspectiva a proposta do projeto “Semana das Bibliotecas Escolares da REME” é qualificar e os assistentes e professores de biblioteca para que os mesmos possam alcançar bons resultados no seu trabalho diário, garantindo assim mais qualidade dos serviços oferecidos por meio da biblioteca escolar”, concluiu.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)