Geral

Semadur quer aumentar as doações de óleo residual de cozinha

Campo Grande possui atualmente quatro locais de coleta de óleo residual de cozinha: Ecoponto Bálsamo, Ecoponto São Conrado, Mercado Municipal e Feira Central. Mas, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), o ecoponto instalado na Feira Central, desde dezembro de 2010, não está tendo os resultados planejados. “Notamos que […]

Arquivo Publicado em 29/01/2011, às 10h49

None

Campo Grande possui atualmente quatro locais de coleta de óleo residual de cozinha: Ecoponto Bálsamo, Ecoponto São Conrado, Mercado Municipal e Feira Central. Mas, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), o ecoponto instalado na Feira Central, desde dezembro de 2010, não está tendo os resultados planejados. “Notamos que não está havendo a participação da população na Feira Central.


 Em compensação, no Mercadão conseguimos encher um tambor de 200 litros de óleo residual com quase três meses de implantação do ecoponto, chegando a uma média de mais de 50 litros do produto recolhido por mês”, assinalou José Irani de Souza, agente fiscal de meio ambiente da Semadur. O óleo residual é recolhido por uma empresa que faz o reaproveitamento do produto.


 A reutilização pode ser para a fabricação de lubrificantes (industriais, automotivos e agrícolas), produção de graxas e materiais de limpeza para uso doméstico e industrial. Em contrapartida, o despejo inadequado de óleo na rede de esgoto ou nos lixões, contamina a água, o solo e facilita a ocorrência de enchentes (quando atinge o solo, o óleo tem a capacidade de impermeabilizá-lo, dificultando o escoamento da água das chuvas).


 O consumidor pode reverter essa situação utilizando o óleo para fazer sabão ou procurando os ecopontos ou empresas que reaproveitam o produto. Para fazer a doação de óleo residual de cozinha, basta colocar o produto numa garrafa pet fechada e levá-lo a algum dos quatro ecopontos criados pela prefeitura por intermédio da Semadur. Confira os endereços dos ecopontos da cidade: Mercado Municipal: Travessa José Bacha, 61, centro; Bálsamo: rua Araraquara com a rua do Topógrafo; São Conrado: rua Furquim com a rua Campo Maior e Feira Central – rua 14 de julho, 3351, centro.

Jornal Midiamax