A Coordenadoria de Ensino à Distância e Projeto Bolsa Formação inaugura oficialmente na próxima quarta-feira (16), a partir das 9h, o telecentro central instalado na Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Em funcionamento desde 2006, o espaço foi submetido à reforma. Ao todo, Mato Grosso do Sul, conta com sete telecentros, dois instalados na Capital e um nas cidades de Coxim, Corumbá, Dourados, Jardim e Três Lagoas.

Criados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para dar suporte à Rede Ead, os telecentros são ambientes de treinamento compostos de telessala, sala web, ambiente de tutoria, com a infra-estrutura e os meios necessários para teleconferências, videoconferências, treinamento baseado em computador, e exibição de vídeos, filmes, estando disponíveis tanto para treinamento corporativo, quanto para o treinamento de instituições parceiras e também para a própria comunidade.

O telecentro central oferece quinze computadores, todos com acesso à internet, também há disponível aparelhos como datashow, tela de projeção, DVD e outros.

De acordo com dados da Coordenadoria de Ensino a Distância e Projeto Bolsa Formação, desde a implantação dos telecentros já foram realizados no Estado 29.785 inscrições para os cursos on-line da Rede Ead, capacitando cerca de  8.500 profissionais da segurança pública.