Pular para o conteúdo
Geral

Rússia corre para salvar nave espacial presa em órbita baixa

A Rússia corria na quinta-feira (10) para salvar uma nave espacial com destino a uma lua de Marte que está presa na órbita da Terra, com poucos dias disponíveis para corrigir o problema em sua primeira missão interplanetária em 15 anos. Até agora, os controladores russos não conseguiram estabelecer contato com a nave não tripulada […]
Arquivo -

A Rússia corria na quinta-feira (10) para salvar uma nave espacial com destino a uma lua de Marte que está presa na órbita da Terra, com poucos dias disponíveis para corrigir o problema em sua primeira missão interplanetária em 15 anos.

Até agora, os controladores russos não conseguiram estabelecer contato com a nave não tripulada de 163 milhões de dólares, deixando pouca esperança de recuperação da ambiciosa missão que visava reafirmar o lugar da Rússia na linha de frente da exploração espacial.

Após o lançamento a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, no início de quarta-feira, a sonda Phobos-Grunt ficou presa em uma órbita perigosamente baixa, com risco de eventualmente cair de volta à Terra.

A agência espacial da Rússia disse que tinha pelo menos três dias para tentar corrigir o problema e orientar a sonda para seu caminho certo, e fará outra tentativa quando ela passar sobre Baikonur mais tarde nesta quinta-feira, segundo um porta-voz.

Uma falha logo após a decolagem na missão de três anos para trazer ao solo da lua marciana Fobos seria um grande golpe para o orgulho da indústria espacial russa, somando-se a uma série humilhante de contratempos.

“Até agora todos os esforços para se comunicar com a nave não tiveram sucesso,” disse à Reuters o cientista líder da missão, Alexander Zakharov, do Instituto de Pesquisa Espacial de Moscou.

“Eles estão tentando de tudo, incluindo métodos visuais, para tentar avaliar o que está errado com ela, mas está claro que a situação não inspira muita esperança.”

Especialistas dizem que os problemas pós-lançamento estão ligados ao computador de bordo da nave, que não conseguiu disparar dois dispositivos de queima de motor para enviá-la em sua trajetória em direção a Marte.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ovando

“Quando o governo erra, o STF não pode ser cúmplice”, diz Ovando sobre decreto do IOF

Casa de Direitos LGBTQIA+ MS com nova reunião de grupo de trabalho

Servidora é demitida após flagrante de desvio de medicamentos para clínica particular

Donald Trump quer mudar receita de Coca-Cola nos EUA: ‘simplesmente melhor’

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Roubo de carro tem perseguição a criminoso e carro capotado na Nhanhá em Campo Grande

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Investigador da Polícia Civil capota carro que pega fogo na BR-262 em MS

Um investigador da Polícia Civil de Água Clara, a 192 quilômetros de Campo Grande, sofreu um acidente na noite desta quarta-feira (16), na BR-262. Ele foi socorrido e transferido para a Capital. O investigador seguia pela rodovia quando próximo ao Posto Mutum perdeu o controle do veículo. Com isto, o carro foi parar às margens … Continued

Famosos

Ex-Chiquititas Carolina Chamberlain está grávida do primeiro filho: ‘Sonho’

Intérprete de Dani em Chiquititas, Carolina Chamberlain pegou os fãs de surpresa ao anunciar que está grávida do primeiro filho com Guilherme

Transparência

Contrato de tecnologia vai custar mais de R$ 2,6 milhões para MPMS

O acordo foi assinado em 16 de julho de 2025 e terá vigência de um ano

Política

‘Está ruim para o Brasil, mas também está para os EUA’, avalia Nelsinho sobre conflito comercial

Missão quer mostrar ao congresso americano que o conflito comercial promovido pelo tarifaço é ruim para todas as partes