As conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, de Nova Andradina, realizaram na terça-feira (25) a primeira reunião ordinária de 2011, para tratar da programação do Mês da Mulher, em que todos os anos são realizadas diversas atividades voltadas às mulheres na cidade.

A reunião foi presidida pela presidente do conselho, Jozeli Chulli, contando ainda com as presenças da primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia, coordenadora da Atenção Básica da Saúde, assistente social Jane Maria Maia, delegada de atendimento à mulher, Sílvia Nascimento, e o delegado regional da Polícia Civil, Rilton Alexandre Araújo.

Durante a reunião, foi definida a programação das atividades que serão realizadas durante o mês de março, pois o dia 8 de março é comemorado o “Dia Internacional da Mulher”, e tradicionalmente, é realizada uma programação especial para marcar a comemoração.

Em primeiro lugar, foi discutida a Lei nº 701, de 19 de março de 2008, e serão realizadas algumas alterações em artigos e parágrafos da lei, que serão aprovadas durante a próxima reunião.

Para a programação do mês da mulher, ficou definido que serão realizadas nos dias 11, 12 e 13 de março entrevistas nos meios de comunicação sobre o Dia Internacional da Mulher, divulgando as principais ações praticadas em Nova Andradina.

No dia 11 de março, será a abertura da Feira Mulheres de Atitude, com início a partir das 19 horas, na Praça Brasil, quando haverá sorteio de brindes para as mulheres presentes. O encerramento da feira deve ser no domingo, dia 13 de março.

No sábado, dia 12 de março, será realizada a Gincana Cultural, com início às 14 horas, contando com a participação do Corpo de Bombeiros, Rotary Clube Centenário e da faculdade de Serviço Social.

Na terça-feira, dia 15 de março, às 19h30, será realizado o Prêmio Expressão Mulher, na Câmara Municipal, e haverá exposição de trabalhos e artesanatos das “Mulheres de Atitude”.

Ainda será promovida para as mulheres a “Tarde de Beleza”, que acontece no dia 18 de março, com início às 13 horas, na unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), para as mulheres, com destaque para as garis e recicladoras, com corte de cabelo, escova e manicure. A atividade será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias).

Finalmente, nos dias 25 e 26 de março (sexta-feira e sábado), será realizada a campanha “Mulher Nota 10 – Prevenção é a solução”, quando serão realizados os exames preventivos do câncer de colo uterino. A coleta será realizada na Clínica da Mulher, com início às 08 horas, e esta atividade será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.