As matrículas para escolas da Rede Municipal de Ensino () de Campo Grande, para o ano letivo de 2012, já podem ser feitas a partir pela internet no endereço eletrônico www.capital.ms.gov.br. O prefeito Nelson Trad Filho e a secretária municipal de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta lançaram na manhã desta terça-feira o serviço da matrícula online. Além de promover agilidade, o principal objetivo é fomentar o acesso à internet para os pais.

No site da Central Permanente de Matrículas, os pais têm acesso também à atualização dos dados cadastrais dos alunos. “É um avanço no processo da matrícula e Campo Grande se destaca neste sentido. É a forma de organizar de maneira justa e priorizar o aluno que mora perto da escola. A tecnologia digital favorece a democratização das vagas, ao lançar mão da transparência e acessibilidade na efetivação das matrículas”, considera o prefeito.

Já os pais que não tem acesso à internet, podem realizar o processo por meio do telefone 0800-615-1515, pela Central de Matrículas, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A secretária Maria Cecília reforça que o processo será efetivado em dois momentos: “primeiro para os alunos da Reme a partir de hoje até o dia 7 de novembro e, posteriormente, para os novos alunos, remanejados ou transferidos”.

A titular da Semed informa que algumas unidades terão editais de matrícula diferenciados como é o caso do Traje, Escola Agrícola, Escolas de Tempo Integral e Ceinfs. “Nestes casos a matrícula será feita no local em datas específicas”, informa.

O ato de lançamento da matrícula online, que aconteceu no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho, contou com a participação de todos os diretores da Reme, que atuam dentro das escolas como multiplicadores da informação, repassando-as aos diretores-adjuntos e .

Confira o cronograma:

Para os alunos da Reme – de 18 de outubro a 07 de novembro, sendo que para realizar a efetivação da matrícula os responsáveis pelos estudantes deverão comparecer à escola no período de 12 a 16 de dezembro.

Novos alunos – O primeiro período de matrícula será de 16 de novembro a 15 de dezembro com efetivação de 09 a 12 de janeiro. O segundo período (uma oportunidade para os pais que querem mudar o filho de escola) vai de 04 a 16 de janeiro de 2012, com efetivação de 24 a 27 de janeiro.

Alunos Traje – de 05 de dezembro a 31 de janeiro de 2012.

Para alunos novos da Escola Agrícola – de 02 a 13 de janeiro de 2012.

Escolas de Tempo Integral – dias 07 e 08 de novembro para alunos da educação infantil, conforme edital.

Centro de Educação Infantil () – de 03 de novembro a 02 de dezembro será aberta a matrícula para alunos da Reme. Alunos terão o dia 06 de fevereiro para fazer o processo.

Por fim, as escolas rurais da Rede Municipal de Ensino vão receber as matrículas durante o mês de fevereiro.

Serviço – No total, a Semed oferece este ano cinco maneiras diferentes de confirmar a matricula. São elas: internet no site da matrícula online no endereço eletrônico www.capital.ms.gov.br, na Central de Atendimento ao Cidadão “William Maksoud Filho”, nos finais de semana nas escolas que integram o projeto Escola viva, na Central de Matrícula na Semed e, por fim, pelo fone-line 0800-615-1515.