Geral

Receita vai avisar pelo celular quando restituição cair na conta do contribuinte

Com o fim da temporada de entrega da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda, finalizada na última sexta-feira (29), o contribuinte que tem imposto a restituir costuma começar a fazer planos de como vai usar o dinheiro que tem a receber. Este ano, as restituições serão pagas em sete lotes, sempre no dia […]

Arquivo Publicado em 05/05/2011, às 14h40

None

Com o fim da temporada de entrega da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda, finalizada na última sexta-feira (29), o contribuinte que tem imposto a restituir costuma começar a fazer planos de como vai usar o dinheiro que tem a receber.

Este ano, as restituições serão pagas em sete lotes, sempre no dia 15, a partir de junho. E para não precisar consultar o site da Receita mensalmente, o contribuinte pode cadastrar o celular, e será avisado por SMS (mensagem de texto) quando o dinheiro estiver disponível para o saque.

O serviço, oferecido pela Receita desde 2006, é gratuito, e os clientes também não serão cobrados pelas operadoras de telefonia pelo recebimento da mensagem. Para ativá-lo, basta fazer o cadastro no site da Receita.

Veja o passo a passo

1. Na página principal da Receita (www.receita.fazenda.gov.br), no menu ONDE ENCONTRO, há um link direto para o cadastramento: Restituição-aviso celular (SMS)

2. Na página do cadastramento há três opções: Solicitar, ativar e cancelar.

3. Ao clicar em Solicitar, o contribuinte informa o CPF e o número do telefone

4. Em poucos minutos ele irá receber, no celular, uma mensagem com o código de acesso para ativar o cadastramento. O código tem validade de três dias.

5. Nesse momento, basta voltar até a página do cadastramento e informar o código

6. O aparelho já está cadastrado. Para cancelar o cadastramento, é preciso voltar na mesma página e solicitar a interrupção do serviço.

Após o cadastramento, a Receita irá informar o pagamento de restituições dos anos de 2008 (ano base 2007) a 2011. Quem ainda não recebeu a restituição de anos anteriores, portanto, pode ser avisado do dinheiro na conta assim que a receita disponibilizar um lote residual.

Malha fina

Desde segunda-feira (3), os contribuintes que enviaram a declaração de ajuste anual do Imposto de Renda 2011 já podem consultar se a declaração ficou retida na malha fina, se está sendo processada, ou se já foi processada. As retificações das declarações já enviadas também podem ser feitas a qualquer tempo.

Jornal Midiamax