Pular para o conteúdo
Geral

PT vai dividir mandatos para presidências de comissões e mesa diretora do Senado

A bancada do PT no Senado vai dividir os mandatos para presidências de comissões e assento na mesa diretora do senado que o partido terá direito na próxima legislatura. Sem fechar um acordo, os senadores decidiram dividir as cadeiras nas comissões e na mesa diretora tornando os cargos são bienais em anuais. Dessa forma, os […]
Arquivo -

A bancada do PT no Senado vai dividir os mandatos para presidências de comissões e assento na mesa diretora do senado que o partido terá direito na próxima legislatura. Sem fechar um acordo, os senadores decidiram dividir as cadeiras nas comissões e na mesa diretora tornando os cargos são bienais em anuais.

Dessa forma, os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Eduardo Suplicy (PT-SP) deverão dividir a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE); a senadora Marta Suplicy (PT-SP) e o senador José Pimentel (PT-CE) dividirão o posto na primeira vice-presidência; e o senador Lindberg Farias (PT-RJ) poderá ficar com a Comissão de Infraestrutura (CI) no primeiro ano, cedendo lugar para outro petista no ano que vem. O partido tem ainda o direito a uma terceira comissão, que por tradição é escolhida a de Assuntos Sociais, pleiteada por Paulo Paim (PT-RS).

Com a divisão, o líder do partido Humberto Costa (PT-PE) espera que estejam encerradas as disputas internas. “Dessa forma, toda aquela celeuma que existia se transformou apenas num debate sobre quem terá a oportunidade de assumir primeiro”, disse o senador após mais de três horas de reunião com a bancada. Ainda de acordo com ele, esses senadores deverão se reunir para definir quem ficará com os cargos primeiro.

No que diz respeito à Comissão de Infraestrutura, contudo, existe ainda uma outra questão a ser resolvida. O PSDB teria direito à terceira indicação de presidente de comissões. Por isso, para ficar com o posto, o PT deverá negociar com os tucanos.

A preocupação do PT passa a ser a proposta do PMDB de acabar com a divisão por blocos nas mesas das comissões. Caso a ideia prospere, o PT poderia perder posições importantes na Casa.

De acordo com Costa, a mudança também prejudicaria os partidos menores, que não teriam espaço nas comissões. O líder petista disse que entrará em contato com o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL) ainda hoje para tentar dissuadir o partido de aplicar o critério de proporcionalidade por partidos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Ultraleve cai na Itália e deixa dois mortos

Relatório de senadora de MS é usado para pedir investigação contra ex-ministro de Bolsonaro e dono de Bet

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

Casa de frios nas Moreninhas é lacrada pela Vigilância Sanitária

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Brasil sinaliza à OMC que buscará vias legais se negociação sobre tarifas falhar

Últimas Notícias

Cotidiano

SES divulga calendário de ações contra o avanço do sarampo na fronteira de MS

Serão realizados mutirões de vacinação e evento de capacitação de profissionais da área da saúde

Transparência

Tromper: Justiça nega liberdade a assessor ‘braço direito’ de Claudinho Serra

Carmo Name Júnior está preso desde o início de junho

Sem Categoria

Promotoria denuncia PMs por morte de homem rendido em Paraisópolis

Câmeras corporais instaladas no uniforme dos policiais registraram o momento em que rapaz foi atingido por disparos

Cotidiano

Para reforçar estoque de sangue, Hemosul ampliará horário de atendimento em Dourados neste sábado

O centro de coleta abastece hospitais públicos e particulares da região, garantindo, somente no primeiro semestre de 2025, mais de 6.500 doações