PT define nomes para presidir CCJ; Chinaglia será relator do Orçamento
O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), anunciou nesta quarta-feira que o partido chegou a um acordo interno sobre quem deverá presidir a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Pelo acordo, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) vai comandar a comissão neste ano, e o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), anunciou nesta quarta-feira que o partido chegou a um acordo interno sobre quem deverá presidir a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Pelo acordo, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) vai comandar a comissão neste ano, e o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que disputava a vaga internamente na bancada petista, presidirá a CCJ no ano que vem.
Por ter a maior bancada da Câmara, com 88 deputados, o PT é o primeiro a escolher qual comissão permanente pretende presidir. Tradicionalmente, a CCJ é a primeira a ser escolhida porque todos os projetos em tramitação na Câmara precisam de análise da comissão.
O partido também definiu que o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) será o relator do Orçamento da União para o próximo ano.
Mais comissões
Além da CCJ, o PT tem direito regimental a presidir outras duas comissões: as de Finanças e Tributação; e de Educação e Cultura. Segundo o líder do partido, os nomes escolhidos para presidir esses colegiados serão definidos na próxima terça-feira (22).
O partido trabalha também para ter direito a uma quarta comissão, que seria a de Direitos Humanos e Minorias. “Estamos negociando para ocupar mais essa”, disse Teixeira.
PMDB e PSDB
Além do PT, o PMDB, com 78 deputados, também tem direito a presidir três comissões. O partido já manifestou a intenção de comandar as comissões de Seguridade Social e Família; e de Turismo e Desporto.
Segundo o vice-líder do partido deputado Gastão Vieira (MA), já há consenso sobre a presidência da Comissão de Seguridade, que deverá ficar com o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG). A terceira comissão do partido ainda não foi definida, vai depender da escolha dos outros partidos.
Já o PSDB, com 53 deputados, deverá presidir duas comissões. O líder da legenda na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), anunciou que só vai definir as escolhas na terça-feira. “Estamos estrategicamente em silêncio para aguardar esse processo com tranquilidade, sem açodamento, para tomar a melhor decisão em nome da bancada do PSDB”, disse Nogueira.
Outros partidos
Os outros partidos que participarão da partilha de presidência nas comissões são: PP (duas), PR (duas), DEM (duas), PSB (uma), PDT (uma), bloco PV/PPS (uma), PTB (uma), PSC (uma) e PCdoB (uma).
A definição do comando das comissões temáticas está prevista para terça ou quarta-feira da próxima semana, numa reunião do presidente da Câmara, Marco Maia, com os líderes partidários. As comissões permanentes são órgãos técnicos nos quais os deputados discutem, votam e oferecem pareceres sobre projetos de lei com temas específicos.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Rotary Club de Campo Grande comemora 85 anos e destaca trajetória de ações sociais
Jantar comemorativo reuniu membros da entidade que ressaltaram atuação de destaque em Mato Grosso do Sul
Câmara destina 25% da emenda impositiva da Saúde para projeto coordenado por vereador
Victor Rocha (PSDB) explica que fez pedido a vereadores para ampliar Casa Rosa e atender homens e crianças
Clubes de MS realizam assembleia para alterar estatuto e novo presidente da FFMS pode ser decidido
Assembleia ocorre após TJD-MS prorrogar prazo
Pedestre morre atropelado por caminhão na BR-376 em Fátima do Sul
Acidente aconteceu entre o Aeródromo e a região conhecida como ‘Tonico Rosso’
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.