Pular para o conteúdo
Geral

Protestos violentos tomam conta da capital grega

O Parlamento grego aprovou nesta quarta-feira em primeira votação um novo pacote de medidas de austeridade fiscal destinadas a evitar uma moratória, apesar dos violentos protestos durante a maior manifestação dos últimos dois anos contra as impopulares medidas. Todos os 154 deputados do partido governista Pasok (socialista) votaram a favor das medidas, que deverá passar […]
Arquivo -

O Parlamento grego aprovou nesta quarta-feira em primeira votação um novo pacote de medidas de austeridade fiscal destinadas a evitar uma moratória, apesar dos violentos protestos durante a maior manifestação dos últimos dois anos contra as impopulares medidas.

Todos os 154 deputados do partido governista Pasok (socialista) votaram a favor das medidas, que deverá passar por uma segunda votação na quinta-feira. Horas antes, policiais entraram em confronto com manifestantes vestidos de preto em frente ao Parlamento, quando uma greve convocada pelas duas principais centrais sindicais degenerou em violência.

A vista da antiga Acrópole ficou obscurecida pela fumaça da queima de pneus e de lixo, e um edifício bancário foi desocupado ao ser incendiado por coquetéis molotov.

Grande parte do país parou devido à greve geral de 48 horas, a maior desde o início da crise, há dois anos. Órgãos públicos, escritórios e lojas pararam de funcionar, e pelo menos 100 mil pessoas saíram às ruas de Atenas.

‘É uma das maiores manifestações dos últimos anos. As pessoas se mostraram determinadas a protestar contra essas políticas’, disse Mary Bossis, professora de Segurança Internacional na Universidade de Pireus.

‘Não encerramos esses protestos. Chegamos a um ponto em que as pessoas não sentem que o governo as representa mais, elas querem uma mudança completa’, acrescentou.

O impopular primeiro-ministro grego, George Papandreou, fez um apelo para que a população apoie as novas medidas, que incluem elevação de impostos, corte de salários e demissões no setor público.

Mas o clima entre os manifestantes era de fúria. Após repetidos arrochos, os gregos se mostram cada vez mais hostis aos seus políticos e aos líderes internacionais que exigem medidas duras para enfrentar a enorme dívida pública.

‘Quem eles estão tentando enganar? Eles não vão nos salvar. Com essas medidas, os pobres ficam mais pobres, e os ricos, mais ricos. Bom, eu digo: ‘Não, obrigado, não quero o resgate de vocês”, disse o funcionário público Akis Papadopoulos, de 50 anos.

Após os incidentes na praça Syntagma, em frente ao Parlamento, a polícia desocupou o local usando gás lacrimogêneo, mas alguns manifestantes, a maioria jovens, continuaram travando confrontos em ruas próximas.

Pelo menos sete pessoas foram levadas para um hospital, e houve vários outros casos relatados de pessoas com ferimentos leves, problemas respiratórios e pequenas queimaduras. A polícia disse que 28 manifestantes foram detidos, e que 25 policiais ficaram feridos.

Confrontos marcaram as manifestações também na ilha de Creta, onde mais de 20 mil pessoas aderiam, e nas cidades de Tessalônica, Volos, Lamia e Patras, segundo a polícia.

Em Atenas, onde mais de 7.000 policiais estavam mobilizados, muitas lojas pregaram tábuas nas suas vitrines, e pelo menos três bancos e três hotéis sofreram danos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MG: menina de 12 anos descobre gravidez de quase um mês após ir ao UPA

Procurando emprego? Suzano abre quatro vagas para atender operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

Acidente na BR-153 deixa cinco mortos

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

Últimas Notícias

Cotidiano

Tempo frio e seco: frente fria se aproxima e MS permanece com alerta para baixa umidade do ar

Umidade relativa do ar está entre 15 e 30% nas cidades do Estado

Polícia

Atropelado há quase duas semanas, motoentregador continua internado em estado grave

Vítima continua entubada e deve passar por uma traqueostomia; motorista que atropelou a vítima entrou com pedido de liberdade

Transparência

TCE-MS determina que ex-prefeito devolva R$ 100 mil por contratar serviços sem licitação

Caso ocorreu em Bandeirantes, onde a população teve de votar de novo neste ano porque a eleição do ano passada foi suspensa por determinação da Justiça Eleitoral. O vencedor foi tido como inelegível pelo TSE

Transparência

Prefeitura de Bonito justifica processo seletivo sem cota por falta de lei municipal

Um inquérito civil foi instaurado para investigar a situação de um processo seletivo realizado em janeiro deste ano