Pular para o conteúdo
Geral

Protagonistas combatem uso das drogas em palestras nas escolas

Bate papo entre jovens. É dessa forma que a Prefeitura de Corumbá trabalha um projeto voltado para massificar junto à população juvenil, os malefícios causados pelas drogas (lícita e ilícita), bullying, indisciplina, homofobia, além de outros temas que atingem principalmente os jovens e adolescentes. As ações foram iniciadas na manhã desta terça-feira (22), na Escola […]
Arquivo -

Bate papo entre jovens. É dessa forma que a Prefeitura de trabalha um projeto voltado para massificar junto à população juvenil, os malefícios causados pelas drogas (lícita e ilícita), bullying, indisciplina, homofobia, além de outros temas que atingem principalmente os jovens e adolescentes. As ações foram iniciadas na manhã desta terça-feira (22), na Escola Municipal Clio Proença, e integram a terceira etapa do programa de Promoção ao Protagonismo Juvenil, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que tem como público alvo, alunos das 8ª e 9ª séries do Ensino Fundamental, como também do Ensino Médio, das redes municipal, estadual e particular.

O projeto foi desencadeado em setembro, durante a realização do Encontro de Promoção ao Protagonismo Juvenil, com participação de mais de 250 jovens e adolescentes. O evento, que integra o eixo do Plano Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, permitiu a formação de grupos que, após capacitação, iniciaram nesta manhã, uma série da palestras nas escolas, oportunidade em que estão repassando todo o aprendizado à população juvenil, formada por alunos da rede de ensino de Corumbá.

“Eles participaram do encontro e foram escolhidos para serem protagonistas e repassar o aprendizado aos alunos das escolas corumbaenses, falando uma mesma linguagem, entre jovens”, lembrou a psicóloga Anny Funes, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que acompanhou o grupo do CRAS II (Centro de Referência de Assistência Social), da Nova Corumbá. Segundo ela, foi a própria equipe que escolheu o tema, “Prevenção ao Uso de Drogas”. Nestes dois dias, além do Clio Proença, eles realizam palestras na Escola Municipal Cássio Leite de Barros, prevista para quarta-feira (23), a partir das 08 horas. Hoje à tarde, outro grupo estará na Escola Municipal Ângela Maria Perez e o tema será “Bullying”.

O grupo que escolheu as drogas como tema, é integrado por 16 integrantes do Projovem do CRAS II. “Foi um processo iniciado em setembro. Após a formação dos grupos e escolha dos temas, os protagonistas foram treinados, capacitados para falar em público e repassar os conhecimentos adquiridos”, disse a psicóloga, lembrando que, após cada palestras, os alunos poderão sugerir propostas de como superar os mais variados tipos de violência contra a criança e adolescentes, visando elaboração da cartilha “De Adolescente para Adolescente”, um documento que será divulgado em toda a cidade, inclusive junto às autoridades públicas, visando implantação de políticas de combate aos mais diferentes malefícios que afetam a população juvenil.

Reinaluz Mariany Xavier, 18 anos, uma das protagonistas do CRAS II, disse que se sente realizada em poder estar conversando, participando destas palestras, orientando jovens e adolescentes. “É importante para que eles possam conhecer e saber porque devem ficar longe das drogas que prejudicam a saúde, destroem famílias e as amizades”, enfatizou, acreditando ser este, um dos caminhos para um futuro melhor. Steffany Julia Dias Lopes, 13 anos, estudante da 8ª série do Clio Proença, observou atentamente a palestra. Disse que será importante e que é preciso conhecer os problemas causados pelas drogas, para ficar longe delas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Empretec: Sebrae abre nova turma de curso destinado a quem quer ser empreendedor

Conselho de consumidores de energia denuncia cortes na Aneel e teme desequilíbrio no setor

Alems finaliza primeiro semestre com aprovação de 92 projetos e rejeição de outros 55

fina estampa novela

Globo anuncia nova reprise da novela Fina Estampa; saiba os detalhes

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

tereza cristina carne senado eua missão trump

Nelsinho e Tereza podem ir aos EUA pedir maior prazo para o tarifaço de Trump

Últimas Notícias

Sem Categoria

O que se sabe sobre tiroteio que deixou dois criminosos mortos na fronteira do Paraguai com MS

Tiroteio deixou moradores de Capitán Bado em pânico na manhã de terça-feira (16); um suspeito foi preso

Brasil

Juíza demitida ao estufar métricas de produção alega dificuldade por ser mãe de criança com TEA

Juíza estava em estágio probatório

Cotidiano

Correios analisaram descontos de mais de 2 milhões de beneficiários do INSS

Atendimentos dos Correios começaram no dia 30 de maio

Polícia

Câmeras identificam homem armado no centro de Campo Grande e GCM prende suspeito

Homem alegou que encontrou a arma em uma caçamba