Promotoria recebe laudo da conclusão das obras no Arthur Marinho

Os laudos informando a conclusão dos reparos no estádio Arthur Marinho, solicitados pela 43ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, foram entregues nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, ao promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Luiz Eduardo Lemos de Almeida. A entrega da documentação, enviada pela Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) – feita pelo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os laudos informando a conclusão dos reparos no estádio Arthur Marinho, solicitados pela 43ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, foram entregues nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, ao promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Luiz Eduardo Lemos de Almeida. A entrega da documentação, enviada pela Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) – feita pelo Procurador Geral do Município, Marcelo Dantas – aconteceu na sede da Promotoria, na Capital sul-mato-grossense.

Decisão do promotor, de 20 de janeiro deste ano, proibiu o estádio de sediar partidas de campeonatos promovidos pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). A proibição aconteceu porque a Federação não teria apresentado ao Ministério Público Estadual (MPE) laudos técnicos com as adequações necessárias para garantir condições de segurança cobradas pelo Estatuto do Torcedor.

A Promotoria cobrava a realização das ações apontadas no laudo técnico de engenharia para que o estádio fosse dotado de condições de segurança ao torcedor. Era preciso, segundo o documento, promover o monitoramento da qualidade da água proveniente de poço e reservatórios; serviços de reparos das juntas de dilatação das arquibancadas cobertas e descobertas; serviço de impermeabilização das lajes; além da correção de outras deficiências apontadas pelo especialista responsável pela vistoria técnica da arena esportiva.

“Entregamos o laudo definitivo do engenheiro. Ele vistoriou o estádio na última terça-feira, dia 15 de fevereiro, e constatou que as ações cobradas foram executadas”, disse o diretor-presidente da Funec, Heliney Miranda Júnior, a este Diário. Miranda informou que após a vistoria, o engenheiro emitiu um novo laudo atestando as condições atuais da praça esportiva.

O presidente da Fundação de Esportes disse ainda que agora é necessário aguardar a Promotoria notificar a Federação de Futebol sobre a regularização documental do estádio Arthur Marinho. A expectativa da Funec é que a Federação seja informada formalmente até esta sexta-feira, dia 18, sobre as condições legais do estádio.

Liberação condicionada

No final de janeiro, o promotor Luiz Eduardo Lemos de Almeida, após analisar documentos sobre a situação estrutural do estádio Arthur Marinho, manteve a proibição de sediar jogos de competições promovidas pela FFMS. Ele argumentava que o próprio laudo de engenharia retratava “problemas que inspiram certa preocupação ante o desconhecimento de suas consequências”.

Entretanto, condicionou a liberação do estádio à realização e conclusão das obras – já realizadas. “Acaso até o início do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional – Série A – 2011 haja a apresentação dos laudos necessários, com a aprovação de todos eles, poderá o time de Corumbá mandar jogo no seu estádio”, esclarecia o promotor do Consumidor.

Estádio tem documentação em dia para sediar jogos

Se não surgir outro contratempo, a estreia do Corumbaense no Estadual 2011 da Série A será no estádio Arthur Marinho, no dia 12 de março, contra o Águia Negra, como já definiu a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) na tabela da competição. Os fatores que impediam – readequações cobradas pela 43ª Promotoria de Justiça de Campo Grande e o laudo da Polícia Militar, solicitado pela própria FFMS – já foram solucionados.

Esta semana, como informou este Diário no dia 14 de fevereiro, a Federação de Futebol divulgou que o Arthur Marinho tem todos os laudos técnicos em dia para sediar jogos do campeonato estadual de futebol profissional da Série A deste ano. A FFMS esperava apenas a regularização junto ao Ministério Público Estadual.

A Federação dizia textualmente em seu site que a praça esportiva corumbaense “está com todos os laudos em vigência”. A FFMS cobrava o laudo da Polícia Militar, que havia expirado em 14 de janeiro deste ano. O documento foi devidamente renovado pela Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), que administra o estádio.

Antes de o estádio corumbaense ter a situação regularizada junto à Promotoria, a Federação de Futebol considerava oito estádios em condições de abrigar os jogos do Estadual. Eram eles: Morenão e Olho do Furacão (Campo Grande); Virotão (Naviraí); Chavinha (Itaporã); Aral Moreira (Ponta Porã); Ninho da Águia (Rio Brilhante); Saraivão (Ivinhema) e SERC (Chapadão do Sul).

Estavam “inaptos” – como considera a FFMS -; além da arena esportiva de Corumbá, os estádios Noroeste (Aquidauana); André Borges (Coxim); Toca do Urso (Mundo Novo); Jacques da Luz (Campo Grande); Douradão (Dourados) e Loucão (Maracaju).

Conteúdos relacionados