O bairro Parati, em Campo Grande, foi tomado pela alegria das festividades pelo aniversário de dois anos do projeto “Tocando em Frente”, um sonho da vereadora Professora Rose Modesto que, transformado em realidade, leva a centenas de crianças e adolescentes aulas gratuitas de violão, balé, street dance, teatro, reforço escolar, e karatê. Para as mães, o projeto oferece aulas de alongamento, aeróbica e dança do ventre. Ao todo, são mil e duzentas pessoas atendidas em dezesseis bairros da capital, gerando quartorze empregos diretos.

A missão do projeto, que é incentivar e qualificar o ensino da arte e do esporte, desenvolvendo habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e formação de consciência tem sido cumprida com muito êxito e o que se vê quando se visita a casa que abriga o projeto é a satisfação dos alunos e dos pais, que dizem notar grandes evoluções no comportamento dos filhos logo nas primeiras semanas em que começam a participar das aulas.

Neste sábado (28), o Centro Comunitário do bairro Parati, que foi o quintal da casa da Vereadora Rose Modesto, idealizadora do projeto, e de seu irmão Professor Rinaldo, recebeu mais de mil e quinhentas pessoas para acompanhar as apresentações dos alunos do projeto em comemoração aos seus dois anos de existência.

Inaugurado em outubro de 2009, o Projeto nasceu do desejo da Vereadora Professora Rose em mudar a realidade das crianças que vivem nos bairros da capital e conta com o apoio dos padrinhos, os deputados Reinaldo Azambuja (federal) e Professor Rinaldo Modesto (estadual), que colaboram com igual participação para que a estrutura do projeto seja custeada.

O Projeto Tocando em Frente oferece às crianças e jovens atividades que vão além do currículo e do âmbito escolar. Com um toque de amor, a casa que, por muito tempo, foi à residência da familia ‘Modesto’ foi adaptada e hoje é um lugar colorido e que dá esperança de dias melhores a centenas de pessoas. “Minha emoção fica por conta dos depoimentos, da forma como vemos as meninas cheias de disciplina, orgulhosas por subirem ao palco levando o nome do projeto. A casa que por tanto tempo abrigou a minha familia não podia ter tido um destino melhor. Estou muito feliz e o sucesso deste evento consolida a nossa certeza de que esse projeto ainda vai crescer muito e atender muito mais pessoas”, declarou Rose na ocasião.

O deputado Federal Reinaldo Azambuja comentou que mesmo impossibilitado de acompanhar o dia do projeto, confia que seu crescimento e sucesso são fruto da dedicação dos profissionais que colaboram nas diversas tarefas desenvolvidas, mas principalmente do amor que a Vereadora Professora Rose tem com cada ação ali realizada. “Quando convidado a ser parceiro, os olhos da vereadora brilhavam tanto que tive certeza de que ia dar tudo certo. Acertamos a parceria e hoje fazemos planos de crescer e levar o Tocando em Frente a tantos outros bairros da capital, o potencial é imenso”, destacou Azambuja.

Para o Professor Rinaldo, que recebeu junto de Rose o Prefeito Nelsinho Trad no evento deste sábado, a consolidação do projeto é a certeza de que tudo feito com amor, só pode ter ótimos resultados. “Esse projeto é a menina dos nossos olhos. Não tem como assistir uma apresentação e não se emocionar. Enquanto houver forças estaremos abraçados com a Rose e o Reinaldo neste maravilhoso projeto”,  falou Rinaldo.

O projeto contempla os bairros localizados em áreas de vulnerabilidade social, onde os adolescentes e jovens convivem com a exclusão social e a violência e possui sete centros de cultura atendendo aos bairros: Jardim das Nações, Alto da Boa Vista, Guanandy II, Jardim Aero Rancho, Grande Aero Rancho, Los Angeles, São Jorge da Lagoa, Parati, Hortência, Piratininga, Vila Progresso, Nova Esperança, Batistão, Jóquei Clube, Copha Vila II, Centenário e Lajeado.