Geral

Programação do Carnaval 2011 tem novidades na folia dos corumbaenses

Considerado um dos melhores carnavais do Brasil, a folia em Corumbá já está sendo preparada pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. Novidades devem integrar a programação deste ano que será intensificada a partir do dia 02 de março, uma quarta-feira. Entretanto, o clima de festa já poderá ser sentido logo nos primeiros dias de fevereiro, época que a Fundação de Cultura p...

Arquivo Publicado em 28/01/2011, às 15h18

None

Considerado um dos melhores carnavais do Brasil, a folia em Corumbá já está sendo preparada pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. Novidades devem integrar a programação deste ano que será intensificada a partir do dia 02 de março, uma quarta-feira. Entretanto, o clima de festa já poderá ser sentido logo nos primeiros dias de fevereiro, época que a Fundação de Cultura pretende inaugurar o Jardim da Folia, que transformará o Jardim da Independência num ponto de referência dos festejos de momo.

Considerado um dos melhores carnavais do Brasil, a folia em Corumbá já está sendo preparada pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. Novidades devem integrar a programação deste ano que será intensificada a partir do dia 02 de março, uma quarta-feira. Entretanto, o clima de festa já poderá ser sentido logo nos primeiros dias de fevereiro, época que a Fundação de Cultura pretende inaugurar o Jardim da Folia, que transformará o Jardim da Independência num ponto de referência dos festejos de momo.

“A gente quer que o Jardim volte a ocupar a importância que ele tinha dentro da cidade. Muitos acontecimentos de Corumbá foram realizados no Jardim da Independência. Vimos também no Jardim de Natal que o povo gostou de voltar para a praça e pediu para que aquilo continuasse ao longo do ano e daí, resolvemos fazer um Jardim temático ao longo do ano”, disse Heloísa Urt, diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, ao informar que, a exemplo do que aconteceu durante a época natalina, os passeios de canoa pelos lagos artificiais, a praça de alimentação e decoração temática continuarão.

Entre as atividades que vão ser realizadas no local, ainda estarão os concursos de fantasias infantis e marchinhas. Sobre o estilo musical tradicional das primeiras manifestações carnavalescas, Heloísa recordou: “Nosso carnaval quando veio do Rio de Janeiro, veio numa época que não tinha samba, somente marchinhas e frevo. As pessoas têm oportunidade de fazer sambas para as escolas e blocos, mas não tinham para quem fazer a marchinha”, disse ao Diário.

Ainda retomando os antigos carnavais, a diretora-presidente afirmou que será rememorado um momento que movimentava os foliões. “Vamos fazer um encontro de estandartes, lembrando aquilo que os cordões promoviam com a escolha do estandarte de ouro, que é o mais bonito, mais enfeitado. Nós vamos fazer o concurso esse ano com a participação das porta-estandartes e das tenoras cantando as marchinhas dos cordões”, disse ao comentar que o júri será formado por pessoas que vivenciaram os antigos concursos.

A já tradicional exposição de fotos “Carnaval dos Velhos Tempos” que vinha sendo realizada nos últimos anos na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque, passará para um espaço reservado (uma tenda) dentro do Jardim da Folia. “Também queremos colocar um telão com projeções dessas fotos, filmes de antigos carnavais”, falou Heloísa ao renovar o pedido para que as pessoas doem ou levem fotos de antigos carnavais para serem reproduzidas a fim de renovar o arquivo da exposição fotográfica.

Da quadra para avenida

Ao completar sua 30ª edição, o Desfile de Fantasias do Corumbaense Futebol Clube deixará a quadra para ganhar a avenida. Esta novidade foi anunciada pela diretora-presidente Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. “Nós achamos que a quadra do clube já é pequena para fazer o desfile e queremos também que a população, tenha mais oportunidade de ver o desfile. A arquibancada vai ser gratuita, somente as mesas e a estrutura do camarote é que vamos deixar para o clube vender”, explicou.

Com isso, o desfile de fantasias será antecipado para a quarta-feira, 02 de março, pois na quinta-feira, dia 03, começa a descida dos blocos de sujos. Assim, o desfile do bloco “Sandálias de Frei Mariano” que acontecia na quarta-feira, ocorrerá também na quinta-feira, antes dos blocos de sujos.

Reinado

Já está com data marcada, a escolha da Corte de Momo pra o carnaval 2011 em Corumbá. Será no dia 12 de fevereiro, sábado, na praça Generoso Ponce, na avenida General Rondon.

Para se inscrever, os candidatos deverão comparecer à sede da Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), na praça da República, 119, portando documentos pessoais, das 08h às 16 horas. A idade mínima é de 18 anos. A premiação será de R$ 1 mil para o Rei Momo e o mesmo valor para a Rainha. Cada uma das duas princesas receberá a quantia de R$ 500.

Feitiço no samba

No carnaval cultural, uma novidade criada especialmente para este ano quando o calendário coincidiu a terça-feira de carnaval com a data comemorativa do Dia Internacional da Mulher.

“Não podíamos deixar passar despercebida a data e por isso dentro do carnaval cultural vai ter o bloco das bruxinhas porque o símbolo do movimento internacional de mulheres é a bruxinha e a cor é lilás. A pessoa receberá um vestidinho, uma vassourinha e o chapéu”, falou Heloísa que explicou que as inscrições para os blocos culturais (corso, frevo, pastorinhas, marinheiros, palhaços) já estão abertas, no ILA.

Jornal Midiamax