Pular para o conteúdo
Geral

Produção industrial cai 0,6% em outubro na comparação com setembro

A produção industrial apresentou queda de 0,6% em outubro na comparação com setembro e registrou o terceiro resultado negativo, acumulando perda de 2,6% nesse período (agosto a outubro). Na comparação com outubro de 2010, a atividade fabril caiu 2,2%, de acordo com dados divulgados hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No […]
Arquivo -

A produção industrial apresentou queda de 0,6% em outubro na comparação com setembro e registrou o terceiro resultado negativo, acumulando perda de 2,6% nesse período (agosto a outubro). Na comparação com outubro de 2010, a atividade fabril caiu 2,2%, de acordo com dados divulgados hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do ano, no entanto, a produção industrial registra expansão de 0,7% e, nos últimos 12 meses, de 1,3%.

A queda no ritmo produtivo na passagem de setembro para outubro atingiu 20 das 27 atividades investigadas. Entre os setores que registraram queda está o de alimentos, que apresentou redução de 5%, ante um crescimento de 3,1%. Outras influências negativas vieram dos setores de edição e impressão (-6,7%), máquinas e equipamentos (-3,1%), material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (-5%), fumo (-12%) e metalurgia básica (-1%).

Já os principais impactos positivos no período partiram dos setores de veículos automotores (1,3%), que voltaram a registrar aumento na produção após a queda de 12,6% em setembro, de refino de petróleo e produção de álcool (1,5%), celulose e papel (2,3%) e farmacêutico (1,6%).

A queda de 2,2% na produção industrial verificada na comparação com outubro de 2010 é a segunda taxa negativa consecutiva e a menor marca desde outubro de 2009 (-3,1%). Nessa base de comparação, foram afetadas todas as categorias de uso e 17 das 27 atividades investigadas. Entre as maiores quedas estão as verificadas nos setores de veículos automotores (-6,1%), de máquinas e equipamentos (-5,4%), têxtil (-16%), de edição e impressão (-7,8%), e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-7,2%).

No acumulado do ano, a expansão de 0,7% na atividade fabril foi influenciada pela alta em 15 dos 27 setores pesquisados, com destaque para veículos automotores, com expansão de 3,2%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Câncer de mama

Mulheres que passaram por cirurgia de retirada da mama terão direito a fisioterapia em Campo Grande

Prefeito de Bonito é investigado por abrir processo seletivo sem garantia de cotas

Enviado de Trump chega à Ucrânia após EUA prometerem mísseis para Kiev

Entre execução e acidentes, MS registra cinco mortes no fim de semana

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

coronel sapucaia

Assassinado por pistoleiros na fronteira com MS tinha diversas passagens pela polícia

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

Esportes da Sorte ganha protagonismo no Carnaval com experiências marcantes pelo Brasil

No Carnaval de 2025, a Esportes da Sorte foi além do patrocínio tradicional e entregou ao Brasil uma experiência pensada de ponta a ponta para o folião. 

Política

Projeto de lei cria programa “Minha Primeira Arma”

Proposta do deputado federal Marcos Pollon quer promover acesso subsidiado à primeira arma de fogo

Transparência

TCE-MS suspende licitação de R$ 40 milhões para cascalhar trecho do Forte Coimbra em Corumbá

Tribunal identificou diversas irregularidades na licitação da Agesul

Polícia

Preso suspeito de perseguir mulher e se masturbar em MS

Mais três vítimas denunciaram terem sido vítima do autor na mesma semana