O dia da estreia de Ronaldinho Gaúcho se aproxima, e Vanderlei Luxemburgo se preocupa em encontrar a melhor forma para escalar o craque. O camisa 10 vai entrar em campo pela primeira vez como jogador do Flamengo no próximo dia 2, contra o Nova Iguaçu, no Engenhão, pela quinta rodada da Taça Guanabara. Até então, o meia-atacante disputou dois coletivos. Apesar de mostrar-se disposto, também sentiu o cansaço, principalmente por conta do forte calor no Rio.

De acordo com o planejamento do treinador, dois jogos-treinos contra garotos da base do clube farão parte do apronto do astro. O primeiro será nesta segunda-feira, às 17h, no Ninho do Urubu.

– Faremos um jogo-treino contra os juvenis e mais um na outra segunda-feira. Vou começar a arrumar o jeito de testar e equipe, desenhar as possibilidades que eu tenho de encaixar o Ronaldinho.

Na vitória por 2 a 0 sobre o Americano, na quarta, Luxa promoveu a estreia de Thiago Neves. O camisa 7 foi titular pela primeira vez e jogou até os 16 minutos do segundo tempo. O meia correu, lutou, se apresentou na partida, mas sentiu a falta de ritmo. O técnico acredita que Ronaldinho também encontrará este tipo de dificuldade.

– No futebol você fica treinando dois meses para voar fisicamente, mas o ritmo de jogo você perde, a naturalidade dos movimentos. Mas o Ronaldinho é talentoso, é um jogador consagrado no mundo do futebol. Acho que está indo para uma normalidade. Sei que eu tenho uma perda momentânea com os jogadores fora de ritmo, mas temos que colocá-los para jogar.

O Fla é o líder do Grupo A do Carioca com nove pontos e 100% de aproveitamento. O time volta a jogar no domingo, contra o Vasco, às 19h30m (de Brasília), pela quarta rodada.