Pular para o conteúdo
Geral

Prefeitura da Capital faz ciclo de palestras em homenagem aos trabalhadores

A Prefeitura de Campo Grande realiza nesta segunda-feira (02), em homenagem ao dia do trabalhador, a palestra “Direito do Trabalho e Acesso a Justiça”, com o juiz Dr. João Marcelo Balsaneli do Tribunal Regional do Trabalho da 24° Região. O evento ocorre no teatro do horto florestal das 08 às 11 horas, no Horto Florestal, […]
Arquivo -

A Prefeitura de realiza nesta segunda-feira (02), em homenagem ao dia do trabalhador, a palestra “Direito do Trabalho e Acesso a Justiça”, com o juiz Dr. João Marcelo Balsaneli do Tribunal Regional do Trabalho da 24° Região. O evento ocorre no teatro do horto florestal das 08 às 11 horas, no Horto Florestal, em Campo Grande.

Segundo o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), explicou que esse evento o é destinado aos 515 trabalhadores que participaram dos cursos de Qualificação Social e Profissional do Programa Planteq, realizado com recursos do Ministério do Trabalho e Emprego e da Prefeitura Municipal de Campo Grande. A palestra integra os conteúdos programados para os cursos com conhecimentos básicos, a qual visa ampliar os aspectos de cidadania e legislação dos trabalhadores. “Nos temos priorizado os cursos qualificastes na Funsat para dar mais oportunidade para a população a conseguir uma emprego melhor no mercado de trabalho”, explica

Ele explica que quando é perguntado qual é a obra que marcou o seu governo ele argumenta que não é a Via Morena, a nova rodoviária e nem a Orla Morena e sim a que marca a população como cursos de qualificação.

De acordo com a aluna Mayara Fernandes, esse curso é muito importante para ajudar a arranjar um emprego melhor pagando um pouquinho mais. “ Quando eu mostro que tenho esses cursos fica mais fácil arrumar emprego, pois os patrões confiam e já contratam.Eu já to empregada e nem terminei o curso ainda”, argumenta.

O Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ) tem objetivo de promover a qualificação profissional buscando a inserção do cidadão no mercado de trabalho, incentivando a elevação da escolaridade dos participantes por meio de políticas públicas de educação, inclusão social, redução da pobreza e elevação da produtividade. Os cursos são oferecidos de forma gratuita às pessoas maiores de 18 anos com renda familiar mensal, máxima por pessoa, de até 01(hum) salário mínimo e meio, na condição de desempregado ou sem ocupação, com escolaridade comprovada para cada curso oferecido.

Cabe destacar que os cursos possuem a carga horária média de 200 horas, distribuídas 80% de conteúdos específicos e 20% de conteúdos básicos, estes abrangendo elevação do nível escolar, aspectos de cidadania, ética profissional, legislação, meio ambiente, gênero e etnia.

Os trabalhadores serão qualificados nos setores de Serviço, Comércio, Indústria e Construção Civil com formação nas áreas de: Auxiliar Financeiro, Atendente de Comércio, Costura Industrial Básico, Costura Industrial Avançado, Instalador Elétrico Predial, Manutenção e Montagem de Micro Computadores, Operador de Supermercado e Pintor Residencial e Gesseiro.

Já o trabalhador que obter 75% de freqüência às ações e aproveitamento dentro dos critérios estipulados receberá o certificado de qualificação profissional pela Funsat e Plano Nacional de Qualificação – PNQ. Os alunos receberam gratuitamente, todo o material didático (lápis, borracha, caderno, apontador, caneta, etc.), além de apostilas, vale transporte, lanche diário, camisetas e mochila e todo material necessário para as aulas práticas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com Festa das Cores e DJ, Jubileu da Juventude deve reunir 13 mil católicos em Campo Grande

Morre Russell Nelson, líder da igreja mórmon, aos 101 anos

construção

Setor de construção sente o peso do juro alto e reduz expectativas de crescimento

Chuva não desanima e mais de 100 estudantes indígenas disputam semifinal no Estrela do Sul

Notícias mais lidas agora

TJMS remuneração juiz

Juiz absolve réu por lavagem de dinheiro e critica denúncia ‘genérica’ do MPMS por não provar crime

Guanandizão: o passado ‘glamouroso’ do ginásio que vai receber Supercopa de Vôlei em Campo Grande

consórcio contrato petição assinar

Petição pelo fim do contrato do Consórcio Guaicurus tem mais de mil assinaturas diárias

trump lula

Trump diz ver ‘chance real de grandeza’ no Oriente Médio, em meio a negociações sobre Gaza

Últimas Notícias

Mundo

Tiroteio deixa feridos em igreja mórmon em Michigan, nos EUA

De acordo com a Fox News, entre seis e oito pessoas foram atingidas

MidiaMAIS

Anta sobe no altar durante missa e diverte fiéis em igreja de Sonora

Cena inusitada arrancou risada dos presentes na celebração

Trânsito

VÍDEO: criança é arrastada por motociclista ao tentar atravessar a Avenida Bom Pastor

Família se dirigia para restaurante quando o menino de 7 anos correu para atravessar a rua e foi atropelado por motoentregador de aplicativo

Famosos

Poliana Rocha manda recado após Virgínia curtir foto de Zé Felipe e Ana Castela: ‘Minha ex-nora’

Mãe de Zé Felipe tomou uma atitude polêmica ao se deparar com a curtida da ex-nora, Virgínia Fonseca, em uma foto do suposto novo casal