PRE pede cassação do diploma do governador de MT
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) pediu a cassação dos diplomas do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), e do vice-governador, Chico Daltro (PP), por captação e gastos ilícitos de recursos na campanha eleitoral de 2010. De acordo com a representação, Barbosa superfaturou valores de despesas e declarou gastos inexistentes na prestação de contas. Na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) pediu a cassação dos diplomas do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), e do vice-governador, Chico Daltro (PP), por captação e gastos ilícitos de recursos na campanha eleitoral de 2010. De acordo com a representação, Barbosa superfaturou valores de despesas e declarou gastos inexistentes na prestação de contas.
Na representação, são apontadas outras irregularidades, como “a entrega de vantagens” a eleitores e a administração ilegal de dinheiro, por meio de movimentação financeira sem a utilização da conta bancária específica, conforme determina a lei.
O procurador regional eleitoral Thiago Lemos de Andrade afirmou que boa parte da administração da verba de campanha de Barbosa foi feita por meio dos chamados “cheques guarda-chuva”. Ele explica que são cheques comuns, sacados na boca do caixa, para pagamento de várias despesas. Andrade diz que nas campanhas eleitorais, os cheques só podem ser utilizados em casos excepcionais, para pagamento de pequenas despesas com pessoal, como estabelece a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral.
Segundo o procurador, Barbosa descontou cheques e administrou em dinheiro R$ 11 milhões – o equivalente a 50% das doações financeiras recebidas – para pagar, entre outros, cabos eleitorais e fornecedores de produtos e serviços. “Além disso, testemunhas afirmam que nem todos os nomes citados na prestação de contas do governador foram pagos com os cheques informados”, disse o procurador.
Notícias mais lidas agora
- Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
- ‘Me desafiou’: Mãe que matou adolescente esfaqueado tem audiência marcada em Campo Grande
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
Últimas Notícias
VÍDEO: Filhote de anta é resgatado com parte do corpo queimada em Maracaju
O filhote foi transferido para o CRS de Campo Grande, onde receberá todos os cuidados até poder voltar para a natureza
Urban Park Novo Endereço: Mais Vantagens Para Você Descobrir!
O estacionamento Urban Park GRU se tornou o Maior, Melhor e Mais Próximo do Aeroporto de Guarulhos, podendo ser considerado o único 3M da região. Famoso por sua segurança e preços acessíveis, o Urban Park passou recentemente por mudanças para melhor atender os viajantes. Sua nova localização na Avenida Ministro Evandro Lins e Silva, 140,…
“Gostaria que comprasse coisas para ele”, diz mulher morta pelo filho em áudio divulgado por advogado
A defesa da família de Regina Fátima de Arruda, de 52 anos, divulgou áudio em que Regina demonstra preocupação com o futuro do filho. Ao contrário do que a defesa do garoto diz, de que ela estaria pegando dinheiro do filho, nos áudios, a mulher relata que quer vê-lo com roupas e tênis novo. “Eu…
Justiça de SP extingue penas de policiais pelo massacre do Carandiru
Repressão policial a uma rebelião resultou na morte de 111 detentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.