Pular para o conteúdo
Geral

Prazo para se inscrever no SiSU de meio de ano termina neste domingo

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para vagas no ensino superior no terminam até as 23h59 deste domingo (19), segundo o Ministério da Educação. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. A nova edição do SiSU seleciona estudantes que fizeram o Enem 2010 para vagas em 48 instituições superiores de ensino em […]
Arquivo -

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para vagas no ensino superior no terminam até as 23h59 deste domingo (19), segundo o Ministério da Educação. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. A nova edição do SiSU seleciona estudantes que fizeram o Enem 2010 para vagas em 48 instituições superiores de ensino em 20 estados.

O SiSU oferece vagas em universidades estaduais e federais e institutos de educação profissional. O sistema foi criado pelo MEC para unificar a oferta de vagas em instituições públicas. Neste semestre, serão oferecidas 26.336 vagas em 19 universidades federais, 23 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) e quatro universidades estaduais.

No segundo semestre de 2010, 35 instituições participaram, com de 16 mil vagas. No primeiro semestre deste ano, o sistema teve um milhão de inscrições e ofereceu 83 mil vagas. De acordo com o MEC, serão oferecidas 10.552 vagas em cursos noturnos, 9.324 em cursos em período integral, 3.526 são para cursos matutinos e 2.934 para cursos vespertinos.

Minas Gerais é o estado com o maior número de instituições participando da edição do segundo semestre de 2011: dez, no total. A maioria das vagas está concentrada no Sudeste (9.784), seguido pelo Nordeste (9.451), Sul (5.181), Centro-Oeste (1.168) e Norte (752). Somente poderão se inscrever no processo seletivo do segundo SiSU de 2011 os candidatos que tenham participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2010 e que, cumulativamente, tenham obtido nota acima de zero na prova de redação.

O SiSU ficará disponível para inscrição dos candidatos das 6h às 23h59 de cada dia de inscrição (horário de ). Não haverá cobrança de taxa de inscrição. O processo seletivo terá duas chamadas sucessivas. A primeira chamada será em 22 de junho e a segunda chamada sai em 2 de julho. De acordo com o texto, a matrícula dos selecionadas na primeira chamada ocorre em 27 e 28 de junho. A matrícula da segunda chamada será em 5 e 6 de julho.

Segundo o edital, as instituições de ensino superior poderão fazer o lançamento da ocupação das vagas no SiSU referentes à primeira chamada em 27, 28 e 29 de junho e referentes à segunda chamada em 5, 6 e 7 de julho. Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio do SiSU entre os dias 2 e 7 de julho.

O candidato somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção de vaga. Não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido selecionado para o curso correspondente à sua primeira opção de vaga em qualquer das chamadas do processo seletivo.

Segundo o edital, a lista de espera não observará as eventuais reservas de vagas e bônus atribuídos à nota do candidato no SiSU pelas instituições de ensino superior. A lista de espera será usada prioritariamente pelas instituições de ensino superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas do sistema.

Os procedimentos de chamada para preenchimento das vagas deverão estar definidos em edital próprio de cada instituição de ensino superior participante. As instituições podem redefinir a lista de espera do sistema em decorrência da consideração dos critérios referentes às suas políticas de ações afirmativas originalmente adotadas em seu termo de participação.

Nesse caso, a instituição deverá explicitar em edital próprio a forma de redefinição da lista. As universidades podem convocar os candidatos da lista de espera para manifestação de interesse presencial, em número superior ao número de vagas disponíveis.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ovando

“Quando o governo erra, o STF não pode ser cúmplice”, diz Ovando sobre decreto do IOF

Casa de Direitos LGBTQIA+ MS com nova reunião de grupo de trabalho

Servidora é demitida após flagrante de desvio de medicamentos para clínica particular

Donald Trump quer mudar receita de Coca-Cola nos EUA: ‘simplesmente melhor’

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Roubo de carro tem perseguição a criminoso e carro capotado na Nhanhá em Campo Grande

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Investigador da Polícia Civil capota carro que pega fogo na BR-262 em MS

Um investigador da Polícia Civil de Água Clara, a 192 quilômetros de Campo Grande, sofreu um acidente na noite desta quarta-feira (16), na BR-262. Ele foi socorrido e transferido para a Capital. O investigador seguia pela rodovia quando próximo ao Posto Mutum perdeu o controle do veículo. Com isto, o carro foi parar às margens … Continued

Famosos

Ex-Chiquititas Carolina Chamberlain está grávida do primeiro filho: ‘Sonho’

Intérprete de Dani em Chiquititas, Carolina Chamberlain pegou os fãs de surpresa ao anunciar que está grávida do primeiro filho com Guilherme

Transparência

Contrato de tecnologia vai custar mais de R$ 2,6 milhões para MPMS

O acordo foi assinado em 16 de julho de 2025 e terá vigência de um ano

Política

‘Está ruim para o Brasil, mas também está para os EUA’, avalia Nelsinho sobre conflito comercial

Missão quer mostrar ao congresso americano que o conflito comercial promovido pelo tarifaço é ruim para todas as partes