A PM (Polícia Militar) da Rotai de Aquidauana prendeu nesta quarta feira, dia 29, quatro homens armados, que estavam cometendo crime ambiental, nas proximidades da fazenda Taboco, na Estrada do Taboco, BR 419.
Após denúncia anônima de que havia disparos acontecendo no local, os policiais montaram uma fiscalização na região. Após alguns minutos apareceu uma motocicleta Honda Titan com dois ocupantes. Durante a abordagem, observou-se que mais duas motos vinham no mesmo sentido e, ao avistarem a viatura policial, efetuaram o retorno e fugiram.
Durante a perseguição, o condutor de uma das motocicletas retirou de sua cintura um objeto semelhante a um revólver e arremessou-o no mato. Os policiais abordaram as duas motos e seus ocupantes.
Um dos condutores, D.D.A, de 28 anos, confessou que o objeto era um revólver calibre 38, usado para o abatimento de um porco monteiro, que seguia na segunda moto abordada, conduzida por E.V., de 47 anos, pai do menor, J.C.P.O., que pilotava a Titan pega na fiscalização. Foi apreendido também, E.V., de 27 anos.
Ao localizarem o revólver, os policiais observaram que estava com três munições intactas e duas deflagradas. Além da arma de fogo, os homens ainda possuíam uma faca e uma chaira. Eles afirmaram que caçavam para consumo próprio.
Na delegacia constatou-se que E.V. possuía um mandado de prisão em aberto, além de nenhum dos autores possuírem carteira de habilitação. Foi feito o Boletim de Ocorrência de porte ilegal de arma de fogo, desobediência à decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito (mandado de prisão) e ainda por matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre.