Pular para o conteúdo
Geral

“Pílula do dia seguinte da prevenção à Aids” ainda é pouco divulgada, segundo especialista

Nem todo mundo sabe, mas a chamada profilaxia pós-exposição ao HIV está disponível no sistema público de saúde. Homens que fazem sexo com homens, parceiros de soropositivos e pessoas que têm relações com profissionais do sexo podem receber o coquetel anti-Aids de forma preventiva quando a camisinha se rompe ou não foi usada durante a […]
Arquivo -

Nem todo mundo sabe, mas a chamada profilaxia pós-exposição ao HIV está disponível no sistema público de saúde. Homens que fazem sexo com homens, parceiros de soropositivos e pessoas que têm relações com profissionais do sexo podem receber o coquetel anti-Aids de forma preventiva quando a camisinha se rompe ou não foi usada durante a penetração.

Para isso, é preciso procurar um serviço especializado em DST/Aids e passar por uma entrevista, para avaliar se é mesmo o caso de iniciar o tratamento.

“A divulgação ainda é pequena e muitos profissionais não sabem”, comenta a psicóloga Gabriela Calazans, que participou do programa @saúde com Jairo Bouer neste Dia Mundial de Luta Contra Aids (1º).

Em , a Coordenação Estadual DST/Aids-SP, ligada à Secretaria da Saúde do Estado, lançou este ano um site específico para divulgar o assunto. O endereço é http://www3.crt.saude.sp.gov.br/profilaxia/hotsite.

O ideal é que o tratamento comece até 72 horas após a relação desprotegida, a exemplo do que acontece com a pílula do dia seguinte para prevenção da gravidez.  Os antirretrovirais precisam ser tomados por 28 dias, sem interrupção, pra impedir a infecção pelo vírus HIV, sob orientação médica.

Essa forma de prevenção já é usada com sucesso em casos de violência sexual e de profissionais da área da saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados. Há cerca de um ano, o Ministério da Saúde decidiu ampliar o acesso à profilaxia.

Camisinha

Segundo Calazans, muitos especialistas têm receio de que a divulgação de estratégias como a profilaxia pré e pós-exposição acabem desestimulando o uso da camisinha, ainda a principal arma de prevenção contra a Aids. “Eu, pessoalmente, tendo a achar que não”, opina. Para ela, quanto mais alternativas forem oferecidas, melhor, já que nem tudo na vida é planejado.

A psicóloga observa que muita gente, ao lidar com uma situação de risco, não sabe o que fazer e acaba varrendo o assunto para debaixo do tapete. Já se a pessoa procurar um serviço de saúde, receber os medicamentos e for acompanhada, provavelmente vai procurar se cuidar melhor no futuro.

Dúvidas sobre a PEP (profilaxia pós-exposição) podem ser obtidas no Disque DST/Aids: 0800 16 25 50.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mato Grosso do Sul segue em alerta por alta incidência de doenças respiratórias

De comunicação estratégica a marketing, Semu oferta curso gratuito de empreendedorismo feminino em Campo Grande

cagados bioparque pantanal

Novos animais chegam e vão para área externa de Bioparque; confira as espécies

Rotas dos 'cigarreiros' estariam atendendo agrotóxicos ilegais em MS (Ilustração, Gemini)

Flagras de agrotóxicos ilegais incomodam em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Cachorrinha Marcela

Viu a Marcela? Família oferece R$ 200 de recompensa por cachorrinha que sumiu no Jardim Aeroporto

Últimas Notícias

Polícia

Réu que atirou e atropelou motoentregador é condenado a 4 anos no regime aberto

Crime de tentativa de homicídio foi desclassificado e o réu condenado por disparo de arma de fogo em local habitado e porte ilegal de arma de fogo

Brasil

Mulher faz quatro cirurgias no dedo após fazer as unhas em salão de beleza

Moradora de Goiânia, já fez 77 sessões de fisioterapia para que mobilidade do membro volte 100%

Cotidiano

Prefeitura abre vagas para curso gratuito de corte e costura

Interessados podem se inscrever até o dia 25 de julho

Política

MS entra em PL de securitização das dívidas de produtores rurais afetados por desastres climáticos

A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e teve 346 votos favoráveis e 93 contrários