Pular para o conteúdo
Geral

PIB não deve crescer mais do que 3% em 2011, diz economista

Os dados de atividade do terceiro trimestre decepcionaram, com destaque para a indústria, e o quarto trimestre não deve apresentar recuperação satisfatória, impedindo que a economia brasileira cresça mais de 3% em 2011. A avaliação é do economista Thiago Carlos, da Link Investimentos, para quem as projeções do mercado para o PIB (Produto Interno Bruto) […]
Arquivo -

Os dados de atividade do terceiro trimestre decepcionaram, com destaque para a indústria, e o quarto trimestre não deve apresentar recuperação satisfatória, impedindo que a economia brasileira cresça mais de 3% em 2011. A avaliação é do economista Thiago Carlos, da Link Investimentos, para quem as projeções do mercado para o PIB (Produto Interno Bruto) devem continuar em queda nas próximas semanas.

O boletim Focus desta segunda-feira (7), mostra que os analistas consultados pelo BC (Banco Central) reduziram, pela quinta semana consecutiva, suas previsões para o crescimento da economia neste ano. Agora em 3,20%, a mediana das estimativas estava há uma semana em 3,29%, e há um mês, ainda se situava alinhada à projeção oficial do BC, de 3,5%.

“Tivemos um terceiro trimestre de fato muito ruim, com ajuste de estoques e desaceleração das vendas. Por mais que haja uma recuperação no quarto trimestre, ela não será suficiente para que o PIB avance 3,5% no fim do ano”, diz Carlos, que baixou sua projeção de 3,5% para 3% após a divulgação dos dados de produção de veículos da Anfavea. Em setembro, a produção das montadoras recuou 19,7% na comparação com agosto. Em relação a setembro do ano passado, a queda foi de 6,2%.

Apesar dos dados do varejo já mostrarem desaceleração, com queda de 0,4% nas vendas entre agosto e setembro, feitos os ajustes sazonais, o economista da Link afirma que a indústria é o setor determinante para um PIB de 3% em 2011. “Os números mostram que ainda não acabou o período de ajustes de estoque da indústria. Ela pode ter uma recuperação nos meses finais do ano, mas bem leve”, diz o analista, que espera crescimento de apenas 0,5% do setor fabril neste ano.

A mediana das projeções do Focus aponta para aumento de 1,8% da produção industrial em 2011. Há uma semana, ela estava em 2%. Para Carlos, ainda há espaço para essa estimativa seguir em queda nas próximas semanas, já que o boletim do BC é defasado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-prefeito do PSDB é condenado a pagar R$ 7,3 milhões por contratar coleta de lixo sem licitação

Motorista perde controle, bate em carro estacionado e tomba em avenida no Rita Vieira

Pesquisadores identificam comportamento inédito em tatu-canastra no Pantanal

Bolsonaro tem ‘melhora parcial’, e continuidade da internação será reavaliada ao longo do dia

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Tragédia: quem era o médico e pecuarista que morreu na queda de avião em Mato Grosso do Sul? 

Híbrido e diferentão: a história por trás do veículo exótico que está roubando a cena em MS

Trevo Imbirussu ganhará nova base da GCM e será revitalizado pela Prefeitura da Capital

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Tinha convênio? Peixe que fez tomografia não ‘furou fila’ do SUS em MS

Peixe do Bioparque Pantanal foi levado a hospital veterinário para bateria de exames após apresentar alteração em seu comportamento

Política

Adriane Lopes participa da semana da árvore e firma parcerias com empresários

Durante toda semana a prefeitura realiza várias atividades de plantio, educação ambiental e mobilização social

Música

Ana Castela é indicada ao Grammy Latino 2025; veja lista de brasileiros na premiação

Ana Castela conseguiu sua segunda indicação ao Grammy Latino, a premiação de música mais importante da América Latina

Polícia

Açougueiro da fronteira com MS recebe a ameaça de morte por vender carne mais barata

Caso divide opiniões e é investigado pela polícia de Pedro Juan Caballero