Pular para o conteúdo
Geral

PGJM arquiva denúncias sobre problemas no controle do tráfego aéreo em Campo Grande

Procuradoria da Justiça Militar arquiva denúncias de deficiência no controle de tráfego aéreo de Campo Grande
Arquivo -

Procuradoria da Justiça Militar arquiva denúncias de deficiência no controle de tráfego aéreo de

A Procuradoria-Geral da Justiça Militar decidiu arquivar um antigo procedimento instaurado para investigar denúncias sobre supostos problemas no controle do tráfego aéreo em Campo Grande. A decisão do arquivamento, tomada no último dia 19 de abril, foi publicada nesta terça-feira (3).

Segundo o procurador-geral em exercício, José Garcia de Freitas Junior, as Peças de Informação foram instauradas no Ministério Público Militar a partir de denúncia anônima em dossiê com o título “Perigo nos céus de Mato Grosso do Sul”.

De acordo com as denúncias, os operadores dos radares que fazem o controle de aproximação responsável pelas chegadas e saídas do terminal “não têm habilitação adequada ou experiência suficiente”.

O documento ainda informava que as pessoas que operam o STVD (Sistema de Tratamento de Visualização de Dados) supostamente seriam “pessoas que não têm curso ou apenas parte dos mesmos”.

No entanto, ainda de acordo com o procurador, diligências na diretoria do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) teriam esclarecido as denúncias, feitas anonimamente. Segundo José Garcia, os dados indicaram que os controladores possuem as qualificações técnicas exigidas e por isso foi decidido o arquivamento das Peças de Informação 964/09.

Nas acusações, o denunciante disse ao Ministério Público Militar que os chefes estariam cientes das supostas irregularidades apontadas, mas deixariam de lado os interesses da proteção ao voo em Campo Grande porque estariam “muito preocupados com suas diárias e ajudas de custo de vários cursos inócuos e missões apenas para complementar o seu orçamento doméstico e outros interesses particulares”.

Segundo as informações repassadas pela diretoria-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, “o centro de Controle de Aproximação de Campo Grande possui 18 controladores que atendem a todos os requisitos, além de quatro realizando estágio em fase final para habilitação”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mãe de recém-nascido ‘abandonado’ em caixa de frutas não sabia que estava grávida, diz polícia

HR de Dourados terá capacidade para atender 1 mi de pacientes de 33 cidades

Plataforma oferece curso de inglês online e gratuito para estudantes da rede estadual

Pernas humanas e pé são encontrados pela polícia em Porto Alegre

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Hospital de Sidrolândia abre agendamento para cirurgias de estrabismo e otoplastia

Últimas Notícias

Polícia

Corpo de adolescente indígena em decomposição é encontrado em Dourados

As autoridades estavam esperando o líder indígena ir fazer o reconhecimento da vítima

Cotidiano

Mais de 100 mil empresas de Mato Grosso do Sul registraram inadimplência no mês de junho

31,5% dos CNPJs do estado estavam negativados no período

Brasil

Anvisa proíbe mais de 30 suplementos por ‘condições insalubres’ de produção; confira a lista

Medida foi tomada após inspeção sanitária

MidiaMAIS

Rei da Pornochanchada tranquiliza fãs e se prepara para nova agenda de shows

Ator sul-mato-grossense apresentou quadro de infecção generalizada