Nove pessoas foram presas no Maranhão na manhã de hoje (3) durante uma da Polícia Federal (PF), acusadas de crimes de desvio e apropriação de recursos públicos, lavagem de dinheiro, crimes contra a ordem tributária e formação de quadrilha. Investigações iniciais da PF constataram a movimentação de aproximadamente R$ 50 milhões originados da prefeitura de Barra do Corda e sem destinação definida.

Além das prisões, foram apreendidos durante o cumprimento de 30 mandados, sendo 18 mandados de busca e apreensão e 12 de temporária, um avião, um helicóptero, cinco carros de luxo, joias e relógios. Três pessoas seguem foragidas, segundo a PF.

Ainda de acordo com a PF, a Operação Astiages foi planejada para cumprir ordens judiciais de prisão temporária e busca e apreensão expedidas pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª região em detrimento de indivíduos relacionados à prefeitura de Barra do Corda. Se condenados pela pena máxima prevista por todos os crimes, cada um dos integrantes da organização criminosa pode pegar até 30 anos de prisão.