Geral

Perda de gado aumenta no Nabileque e criadores reclamam do governo de MS

A retirada da primeira boiada da região conhecida como “ilha”, no Nabileque, depois que os próprios pecuaristas e peões arrumaram pontes por conta própria, mostra o resultado de um desastre anunciado, desde que as suas reivindicações por ajuda do governo do estado, através do Fundersul, não foram atendidas. O Fundersul é um imposto cobrado de […]

Arquivo Publicado em 13/05/2011, às 12h54

None

A retirada da primeira boiada da região conhecida como “ilha”, no Nabileque, depois que os próprios pecuaristas e peões arrumaram pontes por conta própria, mostra o resultado de um desastre anunciado, desde que as suas reivindicações por ajuda do governo do estado, através do Fundersul, não foram atendidas. O Fundersul é um imposto cobrado de produtores rurais quando transitam com o gado entre propriedades rurais. O imposto tem a finalidade legal de reconstruir estradas vicinais e pontes de madeira, e esse era o caso por aqui, pontes velhas e um aterro de quatro Kms destruído e inundado, ao lado do rio Nabileque.

Foi uma boiada média, de 600 cabeças, em uma região onde mais 30 mil animais terão que cruzar o mesmo lugar, às vezes em lotes de 1.500, 1.700 bois, vacas e bezerros. A cada passagem, o aterro e as pontes pioram.

Os peões das comitivas, depois de consertarem as pontes, agora estavam dentro de barcos para evitar afogamentos. Os que da comitiva conduziram a boiada com medo, depois que um deles caiu do burro, sob o gado, e foi salvo do afogamento porque se agarrou no rabo de uma vaca e saiu d’água, com o resgate de um companheiro.

Nada disso teria ocorrido se o aterro que liga pontes e fazendas de gado tivesse manutenção, antes das cheias do Pantanal. Como as velhas máquinas que Fundersul na região não apareceram, o gado foi retirado na marra, com raça e a coragem de quem está acostumado com a dura lida das comitivas. Mas as perdas foram inevitáveis. E faltam ainda milhares de cabeças de gado para sair do Nabilique.

Veja o vídeo

Jornal Midiamax