Pular para o conteúdo
Geral

Paulo Duarte apresenta emenda supressiva à PL do Executivo

A emenda apresentada na sessão legislativa desta quinta-feira (1), pelo deputado Paulo Duarte (PT) retira o inciso IX do Art. 2º do Projeto de Lei nº 212/11, de autoria do Poder Executivo. O Projeto de Lei, aprovado em primeira votação nessa quarta-feira (30/11), trata da contratação temporária de pessoal para realização de serviços considerados de […]
Arquivo -

A emenda apresentada na sessão legislativa desta quinta-feira (1), pelo deputado Paulo Duarte (PT) retira o inciso IX do Art. 2º do Projeto de Lei nº 212/11, de autoria do Poder Executivo. O Projeto de Lei, aprovado em primeira votação nessa quarta-feira (30/11), trata da contratação temporária de pessoal para realização de serviços considerados de excepcional interesse público.

Segundo o deputado, o inciso IX do Art. 2º amplia o leque de contratações, permitindo ao Governo que contrate pessoal em qualquer área e sem critérios. Duarte lembra, ainda, que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público e a expectativa era de que o projeto tratasse especificamente da contratação temporária de pessoas para o Iagro, suprindo as necessidades do órgão devido à greve dos servidores.

O parlamentar se mostrou surpreso ao perceber que o projeto permite contratar pessoas em qualquer situação, utilizando sem medidas do contrato por prazo determinado, para criar distorção na política de pessoal. A Lei Federal 8.745, de 1993, regulamenta a Constituição Federal e define os critérios de contratação temporária e o que é urgência, emergência e excepcionalidade.

“O que se votou aqui foi um cheque em branco. O projeto deveria se reportar especificamente ao problema do Iagro”, reclamou Duarte, ao fazer uso da tribuna na sessão ordinária dessa quarta-feira. O PL do Executivo coloca, ainda, que o funcionário contratado por tempo determinado poderá, após seis meses, ser recontratado, contrariando a Lei 8.745, que diz que o mesmo funcionário só poderá ser recontratado depois de passados dois anos do vencimento do contrato anterior.

O Projeto de Lei foi aprovado em primeira votação e recebeu os votos contrários dos deputados Paulo Duarte e Pedro Kemp, ambos do PT. A Emenda Supressiva será anexada ao Projeto de Lei e seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula se reunirá com Celso Sabino após União exigir saída do governo em 24 horas

Mulher viveu em cárcere privado por mais de 20 anos no Paraná

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

Sada Cruzeiro, que disputará finais da Supercopa em Campo Grande é derrotado no Campeonato Mineiro

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

Aposta feita em Campo Grande acerta cinco números da Mega e fatura R$ 34 mil

Últimas Notícias

Mundo

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu brevemente uma ameaça de tsunami

Polícia

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

O bafômetro indicou 0,71 mg/L de álcool no organismo

Esportes

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Foram necessários somente 15 segundos para os cariocas abrirem frente no marcador

Polícia

Assaltantes armados são presos na região de fronteira

Dois dos autores confessaram participação em roubos a veículos