Pular para o conteúdo
Geral

Patriota defende que apenas ONU decida futuro da Líbia pós-Kadhafi

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, afirmou nesta quinta-feira (24) que o Conselho de Segurança da ONU é o único órgão com autoridade para decidir sobre o futuro da Líbia após o fim dos confrontos entre insurgentes e forças leais ao líder Muammar Kadhafi. Nesta quarta (23), a França convocou uma reunião, […]
Arquivo -

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, afirmou nesta quinta-feira (24) que o Conselho de Segurança da ONU é o único órgão com autoridade para decidir sobre o futuro da Líbia após o fim dos confrontos entre insurgentes e forças leais ao líder Muammar Kadhafi.

Nesta quarta (23), a França convocou uma reunião, marcada para 1º de setembro em Paris, para reunir 30 líderes dispostos a ajudar na reconstrução e na transição à democracia no país africano. O Brasil foi convidado, junto com outros emergentes como China, Rússia e Índia.

“Nossa posição é de que nenhum grupo fora do Conselho de Segurança pode se atribuir prerrogativas de adotar decisões que somente o Conselho de Segurança pode adotar”, disse o chanceler, em Buenos Aires, ao ser questionado se o Brasil participará da reunião.

Atualmente, o Brasil ocupa uma cadeira rotativa entre os dez membros provisórios do Conselho. Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França têm assentos permanentes e poder de veto sobre as decisões.

“O Brasil se considera mais amigo da Líbia que muitos outros países. Nós não utilizamos armas contra qualquer líbio em nenhum momento”, acrescentou Patriota em conversa com jornalistas. Ao comentar a situação do país, onde a Organização do Tratado Atlântico Norte tem apoiado os rebeldes, Patriota lembrou a invasão do Iraque, em 2003, pelos Estados Unidos.

“É importante não cometer erros que foram cometidos em outros lugares, por exemplo no Iraque”, alertou. “Por mais frágeis que sejam essas instituições na Líbia, se a burocracia existente se desmantela completamente, corre-se o risco de aumentar a imprevisibilidade, a insegurança”, completou o ministro.

Ele ressaltou ser “importante ver quais são os termos de referência dessa reunião que a França está organizando. Ainda não vi nenhum convite oficial, de modo que preciso me informar melhor, saber exatamente quais são as características, com que espírito será realizada”.

Transição
O Brasil tem grande interesse na Líbia, país no qual operam a Petrobras e o conglomerado de construção Odebrecht, entre outras empresas brasileiras.

Patriota disse que “o governo que assumir a direção da Líbia será necessariamente um governo de transição, terá que organizar eleições, proporcionar à população da Líbia condições de maior participação nos destinos do país, nas últimas décadas… submetido a um governo autocrático.”

Em março, a ONU autorizou o controle do espaço aéreo da Líbia pela Otan, com o objetivo de evitar ataques das forças fiéis ao regime a populações civis. Na época, o Brasil se absteve, junto com Rússia e China, contrariando Estados Unidos, Reino Unido e França.

Patriota participou na capital argentina de uma reunião de ministros do Fórum para a Cooperação entre América Latina e Leste da Ásia (Focalae), durante a qual chanceleres trocaram opiniões, entre outros assuntos, sobre a situação na Líbia depois que os rebeldes tomaram o controle da fortaleza de Kadhafi na capital Trípoli.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira