Vias largas, ciclovias, academia ao ar livre, tudo isso integra o Parque Linear do Imbirussu, inaugurado nesta terça-feira (15). Com cerca de 90 hectares de área, dos quais 68 pertencem ao Imbirussú e seis ao Serradinho, a região foi totalmente recuperada para preservar a faixa de drenagem dos córregos, evitar novas ocupações irregulares e oferecer à população um local agradável e apropriado para a prática esportiva.

Para a vendedora Shirley Moura, 36 anos, moradora da região, o parque é um grande incentivo a prática de esportes. Ela conta que antes não tinha o costume de caminhar, mas desde o início da construção do parque mudou o estilo de vida. “Eu vi construir. É um incentivo muito grande ao esporte. Agora, caminho todos os dias”.

Assim como ela, muitos moradores têm mudado os hábitos e começado a se exercitar. Priscila Luna Ferreira, 23 anos, autônoma, disse que depois da implantação do parque muita gente tem caminhado e que, inclusive, o parque tem unido os vizinhos. “Agora um vizinho chama o outro para caminhar, até nessa união o parque ajudou”, diz.

O diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Carlos Alberto de Assis, conta que a prefeitura tem cada vez mais se preocupado com a prática esportiva e dado ênfase a projetos que incentivam o esporte.

Segundo ele, desde 2007 a prefeitura começou o projeto ‘Movimente-se’ que incentiva a prática esportiva em vários bairros da capital. Ele explica que profissionais capacitados vão até os bairros e fazem aulas de ginástica localizada nos diversos parques da cidade.

Ainda segundo ele, todos são lembrados. A fundação tem programas que contempla toda a família, desde as crianças com o projeto “Atleta do futuro” até os idosos com o projeto “Vida Saudável”.

Assis aponta que o incentivo ao esporte além de fazer bem a quem o pratica ajuda a reduzir gastos com a saúde.