Pular para o conteúdo
Geral

Para zerar fila, Dourados inicia mutirão de consulta com especialistas

Esforço concentrado está acabando com o sofrimento de centenas de moradores de Dourados que esperam há meses para fazer consulta com um médico especialista. O mutirão de atendimento vem sendo realizado aos sábados, no PAM (Pronto Atendimento Médico), e já atendeu 300 pessoas. Nessa primeira etapa o mutirão inclui consultas com oftalmologista, cardiologista e ortopedista. Também […]
Arquivo -

Esforço concentrado está acabando com o sofrimento de centenas de moradores de que esperam há meses para fazer consulta com um médico especialista. O mutirão de atendimento vem sendo realizado aos sábados, no PAM (Pronto Atendimento Médico), e já atendeu 300 pessoas.
 
Nessa primeira etapa o mutirão inclui consultas com oftalmologista, cardiologista e ortopedista. Também estão sendo feitas pequenas cirurgias ambulatoriais, procedimento considerado simples, com necessidade apenas de anestesia local. Quarenta pessoas já passaram por essas cirurgias.
 
A preocupação é atender logo essas pessoas, que em alguns casos estavam há seis meses esperando para consultar com um especialista. O mutirão de consultas começou no dia 16 de abril, com 50 atendimentos oftalmológicos, 50 ortopédicos, 50 cardiológicos e 20 pequenas cirurgias. Neste sábado (dia 30) foi feito o mesmo número de atendimentos.
 
Consultas

Conforme a secretária municipal de Saúde, Sílvia Bosso, essas pessoas que estão sendo atendidas já tinham marcado a consulta com o especialista, mas nunca foram atendidas. Com o mutirão determinado pelo prefeito, o sistema de regulação fez o agendamento, adotando como critério para a escolha os pacientes há mais tempo na fila e os casos de maior gravidade.
 
O mutirão está sendo feito no sábado para não comprometer o atendimento normal do PAM e dos médicos, mas apenas pacientes já agendados estão sendo atendidos. “As pessoas que precisam se consultar com um especialista e ainda não têm consulta agendada devem procurar uma unidade de saúde e, se houver necessidade, o médico do posto fará o encaminhamento”, explicou a secretária.
 
Após o encaminhamento, a central de regulação da Secretaria de Saúde fica responsável em agendar o atendimento com o especialista.
 
A coordenadora do PAM, Leila Crisanto, informou que a estrutura da unidade também foi preparada para o mutirão. No dia da ação, funcionários trabalham em escala diferenciada para agilizar os exames de eletrocardiograma e raio-X que precisam ser entregues ao médico. “O paciente de cardiologia, por exemplo, já entra para a consulta com o exame nas mãos”, informou.
 
Pacientes

Na manhã deste sábado, dezenas de moradores lotavam o setor de consultas do PAM para receber atendimento. Um deles era Serafim Ajala, 60, que foi consultar com o cardiologista. Minutos antes, fez o eletrocardiograma em uma sala no mesmo corredor das consultas.
 
Serafim contou que esperava há três meses pela consulta. Da outra vez teve que esperar um ano para consultar com o especialista. A espera agora foi menor devido ao mutirão de consultas.
 
A moradora Rosenir Dias Porto também foi atendida sábado. Ela tem um problema na visão e fez consulta com o oftalmologista. “Fiquei até surpresa quando soube que já seria atendida. Da outra vez tive que esperar mais de seis meses”, afirmou ela.
 
Meta

Sílvia Bosso disse que o objetivo do mutirão é zerar a fila de espera por consultas com especialistas. “Esse trabalho determinado pelo prefeito faz parte da nossa estratégia para esgotar a fila e garantir atendimento à população”, afirmou a secretária.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carros colidem em tentativa de ultrapassagem na Tamandaré

São Paulo mostra mais futebol, mas é derrotado pela LDU e terá de virar no MorumBis

Advogado que tentou matar argentino em semáforo é transferido ao Presídio Militar

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

Seleção masculina cai para a 6ª posição do ranking de seleções da Fifa

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

intensa. Seja você fã da Premier League, da Série A, da La Liga ou de campeonatos menos conhecidos, o TipStrike é a ferramenta certa para entender melhor o esporte que move paixões em todo o planeta.

Esportes

Sada Cruzeiro, que disputará finais da Supercopa em Campo Grande é derrotado no Campeonato Mineiro

A derrota foi com parciais de 21 a 25, 21 a 25, 25 a 19 e 29 a 27

Loterias

Aposta feita em Campo Grande acerta cinco números da Mega e fatura R$ 34 mil

Prêmio acumulou e irá para R$ 40 milhões

Polícia

52 quilos de cocaína escondidos em cabine de caminhão são apreendidos em São Gabriel

O caminhoneiro foi preso e levado à delegacia em São Gabriel do Oeste