O papel dos profissionais da área tecnológica no processo de desenvolvimento do Estado é tema de debate que será promovido pelo Crea-MS nos dias 8 e 9 de dezembro, no auditório Arquiteto Arnaldino da Silva.
Neste I Encontro Construindo o Futuro de Mato Grosso do Sul haverá palestras, debates e exposições de produtos e serviços envolvendo temas como sustentabilidade, energia, mercado de trabalho, produção e construção.
O presidente do Crea-MS, engenheiro Jary Castro, ressalta que o evento está sendo realizado num momento em que profissionais da área tecnológica passaram a ocupar papel de destaque no que se refere ao desenvolvimento do Estado.
“Além da agropecuária, o Estado passou a ter espaço para outros setores da economia, como mineração, industrialização e a construção civil, que vêm alavancando nosso crescimento”.
Mato Grosso do Sul, de acordo com o Radar Industrial da Federação das Indústrias do Estado (Fiems) têm instaladas 9.878 indústrias, que geraram, até outubro de 2011, US$ 2,4 bilhões em exportações. A indústria, aliada à mineração, construção civil e à agricultura são setores que empregam um número significativo de engenheiros, além de geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos e técnicos dessas áreas.
A programação do seminário tem início na quinta-feira (8) às 19h30 com a palestra “Mato Grosso do Sul: industrialização gerando desenvolvimento”, com o presidente da Fiems, Sérgio Longen. Às 20h30 haverá a palestra “Grama Legal – Um projeto pelo consumo responsável”, com a engenheira agrônoma Paula Arigoni.
Na sexta-feira (9), o Encontro segue no período da manhã, às 8h30 com a palestra “Desenvolvimento do Setor Energético em âmbito Nacional e do Estado de Mato Grosso do Sul”, com o senador e engenheiro eletricista Delcídio do Amaral. Às 9h30, Carlos Estoduto ministra a palestra “Técnicas de revestimento de paredes externas e internas sobre alvenaria – Sistema Ibratin Ibrakappa Cryl”.
Finalizando a programação, o deputado federal e engenheiro civil Edson Giroto ministra a palestra “A Construção do futuro num Estado em pleno desenvolvimento”. O evento conta com o apoio Ibratin, Grama Pontal, H2L e Canon, Going, Big Star, Sertão e Ipog.
As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas no site www.creams.org.br. No local serão recolhidas doações para a campanha Natal Solidário do Crea-MS.