Pular para o conteúdo
Geral

Pacientes com HIV voltam a sofrer com falta de remédios

Pacientes com HIV estão novamente às voltas com desabastecimento de remédios para conter a infecção. O atazanavir, droga da Bristol usada por 33 mil pessoas, está em falta em pontos localizados do País. Também foram registradas queixas de falhas na entrega do saquinavir, adotado na terapia de 800 pacientes, e da didadosina, droga usada por […]
Arquivo -

Pacientes com HIV estão novamente às voltas com desabastecimento de remédios para conter a infecção. O atazanavir, droga da Bristol usada por 33 mil pessoas, está em falta em pontos localizados do País. Também foram registradas queixas de falhas na entrega do saquinavir, adotado na terapia de 800 pacientes, e da didadosina, droga usada por 3,7 mil pessoas.

Anteontem, diante dos estoques em baixa do atazanavir, o Departamento de DST-Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde divulgou nota técnica com orientações para médicos: substituição por outras drogas ou fracionamento da entrega, até a normalização da situação.

Muitos profissionais não esconderam a irritação com a nota, sobretudo pelo fato de não haver no documento uma justificativa para a falta do remédio. “O atazanavir é um medicamento importante. A substituição muitas vezes significa mais reações adversas e, sobretudo, um aumento de risco de abandono do tratamento pelo paciente”, disse o presidente da Regional do Distrito Federal da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alexandre Cunha.

O diretor do departamento de DST-Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, atribuiu o desabastecimento do atazanavir a uma sucessão de problemas. “Não há uma justificativa única. Foi uma junção de atrasos, problemas que foram se somando”, disse. O diretor negou que o desabastecimento esteja se transformando em rotina. “Falar isso de um programa que distribui 20 remédios para pacientes de todo o País é quase uma provocação.”

No início do mês, um comunicado do departamento também alertou programas estaduais para possibilidade de falta de saquinavir e diadosina. A recomendação era também de que serviços “otimizassem” o estoque disponível, fizesse remanejamento com outros pontos de atendimento para assegurar o tratamento. O comunicado também dizia que, caso necessário, profissionais deveriam reduzir o remédio entregue para pacientes. O ideal seria fornecer o suficiente para 15 dias de tratamento.

De acordo com Greco, os problemas com saquinavir e diadosina já foram solucionados. Com relação ao atazanavir, o diretor afirmou que a situação deverá ser normalizada na próxima semana. “O produto já embarcou. A expectativa é de que ele chegue no Brasil hoje e que comece a chegar nos Estados a partir da próxima semana.” Greco admite que falhas ocorreram. “Mas isso ocorre em todas as áreas, em todos os serviços. Estamos tendo a humildade de reconhecer o problema.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Esposa e filho de joalheiro presenciaram dupla execução em lava-jato no Danúbio Azul

Campanha Outubro Rosa prevê exames gratuitos, serviços de estética e corrida em Dourados

Polícia italiana detém ex-assessor de Moraes para aplicar medidas cautelares

visto O primeiro passo para seguir com o processo da emissão do visto americano é ter o passaporte válido

Shutdown: Embaixada dos EUA paralisa publicações online e emissão de vistos pode ser afetada

Notícias mais lidas agora

Prefeito em MS usou rede de espionagem clandestina e quase ‘melou’ ação da PF contra narcotráfico

Operação Copertura mira esquema de fraude a licitações em Miranda e mais duas cidades de MS

Petição para intervenção do Consórcio Guaicurus vai aos terminais; saiba como assinar

vander loubet lula

Vander Loubet cogita disputar Senado ao lado de Simone Tebet em 2026

Últimas Notícias

Polícia

Acompanhada da amiga, mulher sofre tentativa de feminicídio e ex foge sem prestar socorro

Caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (1°); na ocasião, o homem jogou o carro contra a ex-companheira

Polícia

Polícia cumpre mandado de prisão preventiva contra homem acusado de estuprar filhas

A prisão preventiva foi decretada em razão do descumprimento de medidas protetivas de urgência

Esportes

De virada no tie-break, Ana Bia (MS) e Julhia (ES) vencem etapa do Brasileiro Sub 21 no RJ

Final contra as cariocas Carolina e Marcela foi uma reedição da primeira etapa e, do mesmo modo, terminou em dois a um para a dupla da sul-mato-grossense

Política

Riedel reúne secretariado para discutir eleições e pode antecipar saídas do Governo

Pelo menos três secretários devem deixar seus postos para disputa eleitoral em 2026