Na semana passada o site TorrentFreak compilou a lista com os dez filmes mais pirateados de 2011. Como os trackers de torrent públicos mantém um contador de quantas vezes um determinado arquivo de um torrent foi baixado, é bem fácil compilar esses números. E eles também dizem que contaram todas as qualidades em que os filmes foram disponibilizados, desde as mais rústicas camcorders até os DVD e Blu-ray rips.

O filme mais baixado foi Fast Five, que ultrapassou os 9 milhões de downloads, seguido de The Hangover II, que foi baixado mais de 8,8 milhões de vezes, e Thor em terceiro, que passou a marca de 8,3 milhões de downloads. No total, os dez filmes mais baixados desse ano somaram mais de 75 milhões de downloads.

A lista também mostra o quanto cada um desses filmes faturou no mercado mundial, com os três primeiros faturando mais de 1,5 bilhão de dólares juntos. O último da lista, que também é o último filme da loooooonga saga de Harry Potter, faturou mais de 1,3 bilhão de dólares, embora tenha ficado apenas na décima posição.

Concordo com o Gizmodo que diz que a grande maioria dos filmes dessa lista é uma porcaria, embora eu ache que Sourcecode e Thor consigam desviar um pouco essa tendência.

Ainda assim, podemos especular em torno dessa observação: será que os filmes que são bons mesmos nós estamos vendo no cinema e não baixando em torrent? Eu acho provável.