Geral

Orkut completa 7 anos sem temer crescimento ‘monstruoso’ do Facebook

Nesta semana o Orkut comemora sete anos de existência e não tem do que reclamar: continua na liderança absoluta como rede social mais utilizada pelos brasileiros, mesmo com a escalada vertiginosa de outro site que também nasceu em 2004, o Facebook. A rede social que caiu no gosto dos brasileiros tem cerca de 85 milhões […]

Arquivo Publicado em 30/01/2011, às 00h54

None

Nesta semana o Orkut comemora sete anos de existência e não tem do que reclamar: continua na liderança absoluta como rede social mais utilizada pelos brasileiros, mesmo com a escalada vertiginosa de outro site que também nasceu em 2004, o Facebook. A rede social que caiu no gosto dos brasileiros tem cerca de 85 milhões de usuários no mundo – número bem mais modesto que os quase 600 milhões da rival americana – e 90% de penetração no país, segundo dados da Ibope Nielsen.


“Nesses sete anos, o Orkut manteve seu grande sucesso. Podemos contar nos dedos os sites que estão no ar há sete anos e tem resultado positivo como o que nós alcançamos”, destaca Valdir Leme, gerente de marketing da rede social.


O trunfo da rede, aponta Leme, é ser justamente um retrato social do Brasil. “Atingimos o mesmo público que o da ‘novela das nove’. Todas as classes sociais estão representadas no Orkut. Você encontra todos os seus amigos lá, independente de ser da classe A, B, C, D ou E.”


Para Leme, o que move o otimismo da rede social do Google frente à concorrência com outros sites do gênero é sua atratividade para investimentos de empresas daqui – algo praticamente indiscutível tendo em vista o “sabor brasileiro” do Orkut. No Brasil, o site tem aproximadamente 43 milhões de usuários, conforme os dados demográficos da rede. São 50,6% de usuários brasileiros (a Índia aparece em segundo, com 20,44%, e os Estados Unidos em terceiro, com 17,7%).


Outro instituto de pesquisa que aponta a liderança do Orkut no país, além do Ibope Nielsen, é o comScore. Dados do último levantamento feito pela empresa em outubro do ano passado revelaram que a rede teve 36 milhões de visitantes únicos – diante de apenas 9 milhões do Facebook. O Orkut lidera com folga o tempo gasto pela audiência na navegação do site, que chega a cerca de 4,6 horas por mês. O Facebook, enquanto isso, conquistou só 29,3 minutos por mês.


Mais dados demonstram o bom momento da rede, segundo o Orkut. Na véspera do Natal, os usuários compartilharam 93 milhões de scraps, marca inédita na rede. No dia 3 de janeiro, 1,6 bilhão de fotos foram exibidas (ou 19 mil exibições por segundo).


De olho no futuro


Se o crescimento de outras redes não abalam o Orkut, o que poderia preocupar a empresa? O forte desempenho do Twitter e Facebook em plataformas móveis, por exemplo, deve levar a rede a olhar com mais atenção para aplicativos para celulares, além do sistema Android, do próprio Google. O aumento da receita com publicidade na rede também está no foco do Orkut. “A plataforma está crescendo e já atingimos todo o ecossistema da internet”, afirma Leme.


Para o relações públicas do Google para América Latina, o Orkut segue para um novo estágio. “Estamos numa fase de amadurecimento”, exalta Emmanuel Evita. “Estamos passando um momento forte de crescimento da internet no Brasil e isso se reflete na maneira como os usuários usam a plataforma para estabelecer as suas marcas”, completa.


Segundo Evita, mesmo que o assunto em pauta na mídia sejam as “outras redes sociais”, ou melhor, “a rede social”, é preciso lembrar que o Orkut sempre foi o pioneiro. “Desde o começo, o Orkut era algo inovador no mercado brasileiro. E isso há sete anos”.


Surpresa


Para comemorar o aniversário, a rede social lançou uma comunidade oficial, a Orkut Brasil, em inglês e português. Quase 43 mil usuários já estão nela. Um doodle especial pode ser visto na página da comunidade.


Apesar de não confirmado pela empresa, um vídeo do Joe Pena, o MysteryGuitarMan, pode ser lançado em breve.  Pena, famoso pelo seu canal no YouTube com vídeos musicais, falou em seu perfil no Twitter que está gravando uma mensagem especial para o aniversário da rede.

Jornal Midiamax