Pular para o conteúdo
Geral

Operação Sentinela aumenta apreensão de drogas e contrabando nas fronteiras

O balanço dos 30 primeiros dias do ano da Operação Sentinela mostra que a fiscalização ostensiva, aliada a ações de inteligência e a integração com outros países, é capaz de coibir crimes transnacionais como o tráfico de drogas e armas e o contrabando de produtos. Parte do Plano Estratégico de Fronteiras, a operação já apreendeu […]
Arquivo -

O balanço dos 30 primeiros dias do ano da Operação Sentinela mostra que a fiscalização ostensiva, aliada a ações de inteligência e a integração com outros países, é capaz de coibir crimes transnacionais como o tráfico de drogas e armas e o contrabando de produtos. Parte do Plano Estratégico de Fronteiras, a operação já apreendeu pelo menos 11 toneladas de maconha e cocaína, 283,7 mil aparelhos eletrônicos e 358 mil pacotes de cigarros, além da prisão em flagrante de 550 pessoas, conforme divulgou o MJ (Ministério da Justiça).

As apreensões de maconha subiram 64,2% em comparação ao total apreendido de janeiro a maio de 2011. Segundo o relatório de junho deste ano, 10,5 toneladas de maconha foram apreendidas enquanto o total de janeiro a maio ficou em 6,38 toneladas. O volume de cocaína apreendida é de 527,38 quilos é 233 vezes maior do que a quantidade em junho de 2010.

A comparação dos dados é relativa, porque as apreensões ou prisões não serão necessariamente constantes. O objetivo do plano de fronteiras é o enfrentamento do crime e, ao longo do tempo, reduzir apreensões e prisões. Agora, os resultados desse primeiro mês de Operação Sentinela são particularmente significativos porque revelam o efeito da fiscalização mais intensa nas áreas fronteiriças.

O impacto no tráfico não se mede apenas pelas 11 toneladas de drogas já apreendidas. Numa nova estratégia de atuação na fronteira e sem interferir na soberania dos países vizinhos, o Brasil tem empreendido esforços para a erradicação de plantações de coca e de maconha nos territórios do Peru e do Paraguai. Cerca de 900 hectares de coca (que originariam 600 quilos de cocaína) e 600 hectares de maconha (que produziriam 1,2 mil tonelada da droga) estão sendo destruídos pela Polícia Federal junto com as polícias peruana e paraguaia.

“A nova estratégia tem foco na inteligência e no trabalho integrado dos agentes de segurança pública do Brasil e dos países vizinhos. Isso é fundamental para enfrentar o tráfico e os demais ilícitos transnacionais”, enfatiza o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro tem a traseira destruída após batida com caminhonete em Campo Grande

Homem é esfaqueado na Avenida Salgado Filho e socorrido em estado grave

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

Arma que matou mãe tinha registro federal de uso exclusivo para defesa do lar

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

Caarapó fechou contrato emergencial de 3 meses para gerenciamento da frota. (Caarapó News, Arquivo)

Caarapó fecha contrato emergencial de R$ 1,5 milhão para gerenciamento da frota por 3 meses

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Atitude 67 se apresenta neste domingo no Parque das Nações Indígenas

Show é gratuito e faz parte do MS ao Vivo

Sérgio Cruz - O dia na história

1915 – Criado o município de Três Lagoas

Pela lei n° 706, de 15 de junho de 1915, sancionada pelo governador Augusto da Costa Marques, é criado o município Três Lagoas, desmembrado de Paranaíba. Seu primeiro intendente geral interino, foi Sebastião Fenelon da Costa. Iniciada em 1911 com a chegada da estrada de ferro, em área doada por Antonio Trajano dos Santos e … Continued

Trânsito

Dois morrem e criança fica em estado grave após acidente entre ônibus e caminhão na BR-262

Uma peça do caminhão teria se desprendido e atingido os passageiros das três primeiras fileiras do ônibus

Esportes

Palmeiras e Botafogo estreiam hoje no Mundial de Clubes

Equipe alviverde entra em campo às 18h, e a capixaba, às 22h